Setembro Amarelo: Pacientes do Caps II Liberdade participam de oficina de artesanato

A confecção de viseiras e cataventos na cor amarela marcou a oficina de artesanato realizada pelo Caps II Liberdade, na Santa Mônica, na segunda-feira (16). Os pacientes produziram os adereços que serão utilizados em uma caminhada que acontecerá no próximo dia 27, a partir das 8h, percorrendo as ruas circunvizinhas à unidade.

Ambas as atividades integram o Setembro Amarelo, mês de alusão à saúde mental, e marcado por uma vasta programação realizada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em unidades e equipamentos municipais. Participam das ações usuários, familiares e também os profissionais que atuam na rede de Atenção Primária.

Paciente do Caps II Liberdade desde 2016, a aposentada Tânia Regina Amaral, 61 anos, exibia orgulhosa a viseira que produziu. Vítima de depressão, afirma que as aulas de artesanato são fundamentais para melhora do quadro de saúde. “Aqui esqueço da vida, relaxo, dou risada, fico feliz com o resultado das aulas. Adoro vir para cá às segundas-feiras e essa está bem especial. Estamos produzindo o material da nossa caminhada”, disse enquanto mostrava o catavento sendo montado.

Paciente há oito anos na unidade, Joseane Santos, 62 anos, destaca o quanto é importante o atendimento recebido no equipamento municipal. “Minha família virou as costas pra mim. Foi aqui que me acolheram e cuidam de mim. Sou muito grata a toda equipe. São cuidadosos, amorosos e cuidam da gente”, afirmou emocionada.

Para a artesã e voluntária Milene Assis, que realiza aulas de artesanato na unidade às segundas-feiras, a atividade é fundamental para o resgate da autoestima dos pacientes e tem gerado resultados extremamente positivos no tratamento. “Eles se sentem úteis, ficam felizes com o resultado do que produzem. Fizemos centenas de viseiras e agora estamos na produção dos cataventos. Tudo feito por eles com muito capricho. Vamos usar durante a nossa caminhada na próxima semana e com certeza será um lindo evento”, disse.

Resgate – O atendimento multidisciplinar oferecido no Caps II Liberdade inclui atendimento psicológico e psiquiátrico, realização de oficinas artísticas, culturais, rotinas de atividades físicas, terapias em grupo e individuais, além de atividades externas de lazer em parceria com a comunidade. De acordo com a gerente, Kátia Lorene Rêgo, a unidade realiza uma abordagem ampla, envolvendo as mais diversas terapias, com o objetivo de ressocializar os quase 500 pacientes assistidos.

“Nossa equipe é composta por educadores físicos, psicólogos, psiquiatras, terapeutas ocupacionais, e voluntários. A gente faz uma multitarefa, justamente para poder proporcionar para os nossos usuários em saúde mental uma reabilitação, para que possam ser reinseridos no contexto social e se sintam pertencentes à comunidade”, explicou.

A gestora ressaltou que a programação do Setembro Amarelo é fundamental para os pacientes, mas sobretudo para a conscientização da sociedade. “Problemas de saúde mental têm tratamento e temos uma equipe disponível para abraçar e acolher”, finalizou Kátia.

Programação – A programação do Setembro Amarelo em Salvador segue até o fim deste mês, em diversas unidades da rede municipal de saúde. Confira:

Dias 17 e 26/9 pela manhã - CSM Oswaldo Camargo (Rio Vermelho)

Atividade: “De olho nos sintomas”, com roda de conversa, escuta dos usuários e abordagem sobre sinais suicidas, além de construção de um painel pelos assistidos da unidade.

Dias 19 e 27/9 - Caps II Adilson Sampaio (Caminho de Areia)

Atividade: “O que é um Caps?", realização de atividades dinâmicas sobre o que é e para quem se destinam os Caps e quando buscar ajuda para o equilíbrio da saúde mental, voltadas para todo o público presente nas UBS e USFs do Distrito Sanitário Itapagipe, e nas salas de espera do Caps para os usuários.

Dia 20/9 (sexta-feira), às 8h - Caps II Oswaldo Camargo (Rio Vermelho)

Atividade: “Caminhada da Semana Integra Caps”, com saída do Caps Oswaldo Camargo ao deck da Praia da Paciência para exercícios de alongamento, meditação e relaxamento, visando promover saúde e ampliação de repertório social no território, valorização da vida e do bem-estar individual e coletivo.

Dia 23/9 (segunda-feira) - Caps II Liberdade

Atividade: “Grupo Divirta-se e Capoeira”, para proporcionar aos usuários atividade lúdico-terapêutica através da expressão do grupo da capoeira, no Parque da Cidade, no Itaigara.

Dia 24/9 (terça-feira) - Caps II Águas Claras

Atividade: “Sarau e Coral das alunas do Colégio Edvaldo Brandão”, com o objetivo de integrar os usuários do serviço e familiares com a comunidade, e oferecer acesso à cultura e entretenimento, promovendo saúde mental como fator protetivo de prevenção ao suicídio.

Dia 26/9 (quinta-feira), às 9h: Caps II Eduardo Saback (Pernambués)

Atividade: Sarau artístico “A vida é boa com você”, que visa reafirmar as conexões afetivas e sociais como elementos de fortalecimento e reabilitação psicossocial. Nessa data, serão realizadas ações artísticas e expressivas como estratégia de autocuidado para usuários, familiares e comunidade.

Dia 26/9 (quinta-feira), às 9h: Caps I Meira Lessa (Piatã)

Atividade: Caminhada pela vida com usuários da unidade e familiares, no trecho de orla entre Jaguaribe e Piatã, para promover a conscientização e o apoio em relação às questões de saúde mental e prevenção ao suicídio. Busca também celebrar a vida, conscientizar sobre a Saúde Mental, reduzir o estigma, oferecer apoio e solidariedade, promover recursos e prevenção.

Dia 26/9 (quinta-feira) - Caps II Liberdade

Atividade: “Roda de conversa” com usuários e familiares para trabalhar a temática da prevenção ao suicídio junto com a equipe de psicólogos através de uma oficina verbal.

Dia 23/9 (segunda-feira), às 8h - Caps II Liberdade

Atividade: “Caminhada Setembro Amarelo", a ser realizada com usuários e comunidade nas ruas do entorno do serviço, no IAPI, apresentando a produção dos grupos da horta, artesanato e pintura, com o objetivo de falar sobre o Setembro Amarelo.

Dia 27/9 (sexta-feira), às 8h - CSM Aristides Novis (Engenho Velho de Brotas)

Atividade: “Sarau Setembro Amarelo”, com apresentação de manifestações artísticas e culturais por usuários, profissionais e convidados da unidade, com o tema principal Valorização da Vida, para usuários do serviço, profissionais e convidados.

Dia 27/9 (sexta-feira), às 9h - Caps AD Pernambués

Atividade: “Sextouuuuuu” - Karaokê itinerante a ser realizado no CSM Aristides Novis em alusão ao Setembro Amarelo, que será realizado pelo Caps Ad Pernambués e CSM Aristides Novis, para possibilitar momento de reflexão sobre a vida, através da música.

Durante todo o mês – Caps II Garcia/Ufba

- Segunda, quarta, quinta e sexta (manhã/tarde): Ação de intensificação da informação sobre prevenção ao suicídio nos grupos e oficinas da unidade junto aos usuários, familiares e profissionais.

- Durante o mês: Qualificação dos profissionais da unidade acerca do manejo na crise suicida e temas afins.

-Durante o mês: Distribuição de panfletos e cartazes informativos para usuários e familiares.]

Segunda quinzena do mês - Caps IA Liberdade

Atividade: “Cinema Amarelo” - Sessão de cinema com usuários e familiares (momentos diferenciados entre ambos os grupos) com proposta de discussão sobre a temática da promoção da saúde mental e do autocuidado.

Semanalmente - Caps II Águas Claras

Atividade: abordagem do tema nos Grupos de Referência para trazer o tema de valorização da vida, através de dinâmicas de grupo, aos usuários e familiares do serviço.

Outras notícias

SAÚDE

Prefeitura intensifica ações de prevenção combinada ao HIV durante dezembro

03 de Dezembro de 2024

SAÚDE

Saúde municipal garante vacinação para os visitantes da Fenagro Salvador

03 de Dezembro de 2024

ENTRETENIMENTO

Tainara Ferreira ressalta impacto de letramento racial em Ananda, cantora alvo de racismo

01 de Dezembro de 2024

A artista, que foi ofendida gravemente por Ana Paula Minerato, é aluna da especialista baiana e contou com seu apoio depois do caso ser revelado.

POLÍTICA

Marcell Moraes e Zé Cocá discutem sobre o hospital veterinário e o cavalo de lata

30 de Novembro de 2024

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza Novembro Azul e conta com alta adesão de pacientes

29 de Novembro de 2024

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024