Vigilância Sanitária promove seminário sobre Segurança do Paciente para profissionais da SMS
Nesta segunda-feira (30), a Vigilância Sanitária (Visa) de Salvador realizou seminário sobre Segurança do Paciente, para profissionais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A atividade ocorreu na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no Comércio.
O evento teve como o objetivo promover a discussão sobre o tema da Segurança do Paciente com vistas ao fortalecimento das práticas na SMS e aproximar as diversas áreas, como a Vigilância à Saúde, Atenção Primária à Saúde e Atenção Especializada, na discussão e planejamento de ações voltadas para a qualidade e o cuidado em saúde.
A Segurança do Paciente está relacionada a um conjunto de ações e medidas adotadas pelo serviço de saúde a fim de qualificar o cuidado em saúde e evitar que o paciente sofra lesões ou danos desnecessários durante o atendimento. Durante o evento, as palestrantes Ana Clara Bello, representante da Anvisa e Silvana Oliveira, representante do Conass, abordaram temas relacionados ao papel da Visa na gestão de riscos e a atuação da Rede de Atenção à Saúde na Segurança do Paciente.
A diretora da Visa municipal, Andrea Salvador, destacou a importância de se discutir o tema na rede. “Com os nossos profissionais capacitados em relação à Segurança do Paciente conseguimos prevenir situações que possam prolongar a internação ou agravar o quadro do mesmo, melhorar a qualidade do cuidado e aumentar a confiança do usuário nos nossos serviços”.
Também estiveram presentes na abertura do encontro a superintendente de Vigilância e Proteção da Saúde do Estado da Bahia, Rívia Barros; a diretora da Atenção Especializada e Gestão de Insumos Estratégicos, Lucimar Rocha; e a coordenadora da Vigilância Sanitária, Ludmila Costa.