Outubro Rosa: Seminário em Salvador alerta para detecção precoce dos cânceres de mama e colo do útero

Na manhã desta quarta-feira (2), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) deu início à campanha Outubro Rosa com o seminário "Detecção Precoce Salva Vidas", realizado no auditório da Faculdade Estácio, no Stiep. O evento, dedicado à conscientização e ao diagnóstico precoce dos cânceres de mama e colo do útero, contou com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, incluindo enfermeiros, agentes comunitários e gestores distritais.

A técnica de Referência de Saúde da Mulher em Salvador, Dândara Santos, ressaltou que o objetivo da ação é reforçar junto aos profissionais de saúde a importância de abordar proativamente esses tipos de câncer. “Enfatizamos à sociedade civil que a detecção precoce realmente salva vidas, incentivando tanto mulheres quanto homens trans a se mobilizarem e procurarem nossas unidades de saúde, que estão preparadas para acolher todas as pessoas”, destacou.

O coordenador de Atenção Primária da SMS, Getisêmani Kundsen, sublinhou a importância desses momentos de troca, que permitem aos profissionais relembrar e adquirir novos conhecimentos, enquanto a gestão tem a oportunidade de ouvi-los. “É essencial que todos os servidores estejam sensibilizados sobre a importância do atendimento, independentemente de cor, religião, identidade de gênero ou orientação sexual”, acrescentou.

Programação – Durante o encontro, foram abordados temas como o panorama epidemiológico dos cânceres cervical e de mama, as diretrizes clínicas para o rastreamento do câncer de mama, os fluxos de encaminhamento para exames alterados e suspeitos no SUS, e a importância da prevenção e detecção precoce desses tipos de câncer na população LGBT+. Além disso, o evento apresentou o teste de DNA-HPV, um novo exame de rastreamento, e discutiu o projeto de descentralização do Siscan (Sistema de Informação do Câncer) na Atenção Primária à Saúde, que permitirá que os dados das pacientes sejam inseridos diretamente na unidade onde a coleta é realizada.

A enfermeira e coordenadora da USF em Paramana (na Ilha dos Frades), Kaline Vasconcelos, disse que o evento permitiu compreender o cenário atual em Salvador e no Brasil, além de discutir os fluxos de acesso aos serviços e desenvolver novas estratégias para aprimorar nossos indicadores de saúde. “Estamos em uma área onde a cultura local não favorece a conscientização sobre a importância de realizar exames citopatológicos com regularidade. Por isso, viemos discutir alternativas para sensibilizar a comunidade e fortalecer nossa aproximação com a rede de atenção”, completou.

Dia D – No dia 19 (sábado), será realizado o Dia D de atenção à saúde da mulher, voltado para o rastreamento dos cânceres de mama e colo do útero. Mais de 50 unidades de saúde estarão abertas para atender quem, devido ao trabalho ou outras atividades, não conseguem comparecer às consultas durante a semana, permitindo assim que mais mulheres realizem os exames necessários.

Outras notícias

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

SAÚDE

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)

12 de Abril de 2025

POLÍTICA

ALBA celebra aniversário de 377 anos do Exército em sessão especial

11 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024