Unidade de saúde em Salvador realiza campanha do Outubro Rosa com atendimentos especializados e autocuidado
Como parte do calendário anual de ações, o 16º Centro de Saúde Maria Conceição Santiago Imbassahy, em Salvador, realiza mais uma campanha do Outubro Rosa, para informar, conscientizar sobre o câncer de mama, o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil.
Em um evento que aconteceu na última quarta-feira (16), na unidade localizada no bairro do Pau Miúdo, foi oferecido serviços de marcação de consultas e exames, vacinação e testes rápidos, além da iniciativa de autocuidado, com a realização de maquiagens, palestras educativas e distribuição de materiais informativos.
Tudo isso ao som da banda de percussão Som do Amor, do Maestro Pipoco, além da apresentação artística feita pelas agentes comunitárias de Saúde (ACS) lotadas no 16°Centro. Houve a participação importante dos pacientes, acompanhantes e colaboradores, todos juntos em prol da causa pela saúde da mulher.
A campanha do Outubro Rosa, de acordo com a gestora da unidade, Zorilmar Teixeira, já se tornou tradição e envolve todas as equipes com o objetivo de esclarecer e possibilitar que mulheres busquem acompanhamento prévio e, caso se confirme a doença, que seja tratado de imediato.
"Sabemos a importância da saúde básica, do postinho como é popularmente conhecido, pois é aqui a porta de entrada para um atendimento mais complexo. Havendo oportunidade para o cuidado, as usuárias participam ativamente", completou.
As ações de cunho humanizador fazem parte da política de gestão e serviços da Fundação ABM de Pesquisa e Extensão (Fabamed), que administra o Centro Maria Conceição Imbassahy. A luta contra o câncer de mama, que deve registrar mais de 74 mil novos casos no Brasil até 2025, é necessária e deve ser tratada como prioridade.