Novembro Azul conscientiza população masculina para ações preventivas em unidades municipais de saúde

O repositor de supermercado Jeferson Santos, de 46 anos, foi um dos pacientes que esteve no Multicentro Carlos Gomes, na manhã desta segunda-feira (11). Ele aproveitou as ações educativas e preventivas do Novembro Azul, realizadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Na idade que estou é importante estar atento a saúde, por isso eu vim aqui procurar o médico urologista e realizar o atendimento. A gente vê muitos homens que têm preconceito e acabam não realizando os exames necessários. O câncer de próstata é uma doença preocupante e que mata né, então não há nada melhor que a prevenção”, relatou o paciente.

A coordenadora ambulatorial, Íris Sampaio, destaca que o Novembro Azul gira em torno da conscientização do paciente para o cuidado à saúde. “Neste mês estamos intensificando as ações do munícipio para incentivar os homens a cuidar da saúde de forma integral. Nosso objetivo é desmistificar os tabus e preconceitos que acabam criando barreiras e afetando diretamente a saúde masculina. Além da oferta de exames e consultas, nosso foco também está na prevenção e na disseminação de informações e orientações, bem como da conscientização do paciente”, explica.

Programação – Diversos serviços voltados à saúde do homem estão sendo oferecidos, a exemplo da testagem PSA (exame para ver se tem alteração na próstata) e aferição de pressão arterial para homens. Além disso, os serviços da Atenção Especializada incluem exame para o rastreio do câncer de próstata, aferição de pressão, glicemia e colesterol, consulta com profissionais da enfermagem e fisioterapeutas, palestras sobre alimentação saudável, cuidados com a saúde mental e saúde do homem, tudo isso no Multicentro Carlos Gomes.

As atividades também acontecem no Ambulatório LGBT+, que realiza aferição de sinais vitais, antropometria (peso, altura e circunferência abdominal), auriculoterapia, solicitação de exames laboratoriais de rotina e sorologias, consulta com médico clínico, encaminhamento para atualização do cartão de vacina, agendamento para a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (Prep) e entrega de insumos de prevenção.

Outro ponto alto das ações do Novembro Azul são os Serviços de Atenção Especializada (SAE), que incluem sala de espera e rodas de conversas relacionadas à saúde do homem, além de ações de testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites B e C. Na unidade de São Francisco, em Nazaré, e no SAE Liberdade as atividades acontecem a partir da terça (12); já na unidade Marymar Novaes, no Dendezeiros, a ação será no próximo dia 21. Também haverá sala de espera com roda de conversa sobre os cuidados com a saúde masculina nos Multicentros Amaralina, Liberdade e AME Pirajá.

Balanço – No último sábado (9) aconteceu o Dia D de mobilização da Campanha do Novembro Azul, em Salvador, onde mais de 80 postos de saúde participaram da iniciativa de acolhimento. A faixa etária masculina que mais buscou os serviços foi de 50 a 59 anos, seguido de 60 a 69 anos.

Com foco na prevenção, os profissionais de saúde realizaram cerca de 3,1 mil consultas com médicos clínicos, dentistas e enfermeiros. As consultas e serviços ofertados como vacina, aferição de glicemia e pressão arterial e pré-natal do parceiro beneficiaram aproximadamente 7,5 mil homens.

Foram realizados mais de 4,5 mil testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), que possibilitaram a detecção de um caso para HIV; 24 reagentes para sifílis e 94 para hepatites B ou C.

Outras notícias

POLÍTICA

Alex Santana é co-autor de PEC que busca isenções tributárias para atividade religiosa

20 de Novembro de 2024

POLÍTICA

JANJABEL: Samuel Júnior critica primeira-dama e afirma que suas atitudes atrapalham o país e geram gastos excessivos

20 de Novembro de 2024

POLÍTICA

Samuel Júnior entrega nova ambulância para a cidade de Ituberá

13 de Novembro de 2024

POLÍTICA

Deputado Samuel Júnior celebra vitória de Trump nos EUA e vê como sinal para força conservadora no Brasil

07 de Novembro de 2024

EDUCAÇÃO

Após redação do Enem 2024, especialista baiana ressalta importância de letramento racial em novo curso online

06 de Novembro de 2024

Com duas aulas que ocorrerão nos dias 13 e 27 de novembro, a iniciativa de Tainara Ferreira visa trazer uma introdução sobre um tema tão importante em meio aos avanços sociais no país.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

O FENÔMENO DA BAIANA DE BIQUÍNI NO CHILE: Após ser flagrada por TV chilena posando só de biquíni na neve com - 6C 29 de Junho de 2024

Dia do Desejo proporciona cardápio diferenciado e momentos de alegria a pacientes do Hospital Municipal de Salvador 16 de Maio de 2024