Unidade dedicada ao tratamento contra câncer no Hospital Luís Eduardo Magalhães celebra 1 ano de existência
Acolhimento, cuidado, superação e, acima de tudo, amor. Estas palavras resumem a celebração de um ano dos trabalhos exercidos na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), localizado em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia.
O setor dedicado a pacientes que estão em tratamento contra o câncer – nos mais diversos tipos e estágios – fica nas dependências do hospital gerido pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH) e já atendeu 170 pessoas de toda a região desde o início das atividades, em novembro de 2023.
Na Unacon, os usuários contam com uma equipe de multiprofissionais que realiza o acompanhamento clínico, além de ser um suporte emocional em meio à vulnerabilidade que a condição de saúde impõe.
Em um ano, o hospital foi responsável pela realização de 1631 quimioterapias, um número recorde para o período. Para mais, 42 usuários conseguiram a tão sonhada cura do câncer acometido, enquanto 80 ainda permanecem fortes, realizando o tratamento na unidade em prol do resultado positivo de total melhora.
De acordo com o diretor do HRDLEM, dr. Rodrigo Nunes, a iniciativa visa acompanhar o público atendido, do início até a remissão, trazendo a possibilidade de tornar este processo menos doloroso e cansativo.
“A nossa missão é seguir firme com os nossos pacientes, para que eles entendam que estamos juntos em busca da cura. Todo resultado que confirma a recuperação é motivo de alegria para eles e para nós, que por um lado é a demonstração de nosso esforço pelo nosso trabalho e, por outro, é um incentivo a todo público que segue em tratamento para continuar perseverante”, enfatiza.
O gestor ainda explica o quão importante é a existência de uma Unacon no extremo sul, que conta com mais de 20 municípios, como fator logístico que beneficia o público atendido, de forma a diminuir viagens de longas distâncias. “Sabemos que isso é determinante para que o tratamento prossiga, pois há momentos que existe a exaustão e muitos desistem, o que não ocorre no hospital. Este índice é quase inexistente, o que nos deixa muito orgulhoso”, diz dr. Rodrigo.
Ações como essa reafirmam os propósitos da atuação do Hospital Luís Eduardo Magalhães e do IGH, entidade que administra todo o complexo situado em Porto Seguro. Em um projeto de gestão participativa e análise contínua, o objetivo é prosseguir com a diversidade de atendimentos para a região.
Outras notícias

Vereador JC Bacelar celebra avanços e destaca investimentos no Hospital Geral Roberto Santos
11 de Abril de 2025

‘Ladrão assumido’: Samuel Jr. se revolta com fala de Lula sobre ter roubado o país em evento oficial
10 de Abril de 2025

Nota Premiada Bahia terá novo participante milionário no dia 17 de julho
09 de Abril de 2025

Mulher é executada após ter casa invadida no Jardim Santo Inácio
09 de Abril de 2025

Operação investiga ameaças a assentados e desmatamento ilegal no oeste da Bahia
09 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
