Rumo ao Riso: Hospital Luís Eduardo Magalhães inicia projeto para descontrair pacientes internados
A equipe do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HDLEM), em Porto Seguro, deu mais um passo no processo de humanização no atendimento com a criação do projeto “Rumo ao Riso”, que tem como objetivo trazer suporte emocional aos pacientes e suas respectivas famílias.
No geral, os leitos de internação são rodeados de apreensão, temor e preocupações acerca do quadro de saúde do paciente e, por conta disso, é importante prestar apoio e trazer um pouco de alegria durante este momento. Esta é a finalidade da iniciativa, que já iniciou os trabalhos na última segunda-feira (27).
A ideia foi concebida em concordância às práticas do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), que administra o HDRLEM, unido aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). A partir de agora, os ‘médicos-palhaços’ visitarão periodicamente as alas, trazendo diversão e descontração para aqueles que ainda estão se recuperando de problemas clínicos.
Para o diretor da unidade, Rodrigo Nunes, o Rumo ao Riso é um projeto que constrói, de forma lúdica, um ambiente mais tranquilo e acolhedor aos usuários. “Há ainda aquela estigma que toda internação é algo assombroso e isso causa certo desespero, por isso é tão necessário ações como essa, para quebrar paradigmas e desenvolver um projeto de saúde pública cada vez mais humano”, complementou.
O Hospital Luís Eduardo Magalhães, em conjunto com o IGH e Secretaria de Saúde da Bahia, elabora propostas humanizadas similares a esta, a exemplo da comissão dedicada aos povos indígenas, para o atendimento respeitoso à cultura desta população.