Nova turma de médicos residentes é integrada ao Hospital Municipal de Salvador
Os mais novos médicos residentes que vão atuar no Hospital Municipal de Salvador (HMS) foram acolhidos nesta segunda-feira (10) na unidade, em Boca da Mata. Os profissionais estarão divididos em seis especialidades, desenvolvendo e aprimorando conhecimentos nas áreas, enquanto exercem as funções de forma supervisionada.
Este ano, a Anestesiologia passou a integrar o programa de Residência Médica do HMS se juntando às outras cinco especialidades já oferecidas, sendo elas a Clínica Médica, Cirurgia Geral, Medicina de Emergência, Pediatria e Medicina Intensiva.
O titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Rodrigo Alves, marcou presença na solenidade e comemorou a implantação de mais uma turma de residentes. “Ficamos muito felizes por vocês terem escolhido o HMS para dar mais esse importante passo na carreira profissional, e parabenizo a escolha pelo Sistema Único de Saúde para realizar essa qualificação. Vamos continuar investindo neste equipamento público, o primeiro Hospital implantado pela Prefeitura de Salvador, para que possamos ampliar não só o incentivo em educação, através da residência, mas também as especialidades e elevar ainda mais a qualidade dos atendimentos”, destacou.
O programa de Residência Médica do Hospital Municipal de Salvador foi criado em 2019 e já formou 40 profissionais especialistas. Além disso, a unidade hospitalar também é referência no internato, o estágio para estudantes de medicina, tendo ofertado 1,1 mil vagas apenas no ano passado.
A gerente médica do HMS, Priscila Carvalho, destacou a relevância do programa para a unidade. “A história do HMS é fundamentada com o ensino e isso é muito importante para todos nós. Esse é mais um passo na formação profissional, onde esses residentes vão adquirir competências técnicas, habilidades comportamentais e de gestão que vão torná-los profissionais capacitados para exercer a profissão. Aqui no hospital nós fazemos uma gestão compartilhada e fazemos questão da participação ativa da equipe multiprofissional para o desenvolvimento de um trabalho de alto nível”, afirmou.
O diretor do HMS, Gustavo Mettig, ressaltou a qualidade da pós-graduação oferecida, que reflete diretamente na entrega dos serviços da unidade. “É uma grande satisfação iniciar a formação de mais uma turma e fico muito feliz quando vejo exemplos de alunos que passaram por aqui enquanto internos, retornaram como médicos formados, entraram nos programas de residência e estão aqui conosco. Isso mostra o quanto o hospital acolhe e espero que a gente possa contar com vocês, profissionais de qualidade que dão atenção humanizada ao paciente e conseguem dar o resultado que a gente espera”, pontou.
Sobre o HMS – Inaugurado em 4 de abril de 2018, o Hospital Municipal de Salvador é um equipamento da Prefeitura, administrado pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, e exclusivo para atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). São 220 leitos, sendo 40 de UTI e 150 de clínica médica cirúrgica e 30 de clínica pediátrica. Além disso, a população conta com um parque de bioimagem com ressonância e tomografia computadorizada e um hospital-dia para a realização de endoscopias e colonoscopias, entre outros procedimentos.
Outras notícias

Maternidade de Salvador apresenta estoque crítico no Banco de Leite Humano
16 de Maio de 2025

Iniciativa da gestão de Leo Prates na SMS de Salvador conquista reconhecimento internacional por inovação na saúde públi
16 de Maio de 2025

Travessia Salvador-Mar Grande retoma atividades após dois dias sem operar
16 de Maio de 2025

Salvador recebe prêmio internacional por uso inovador de tecnologia na saúde pública
16 de Maio de 2025

Projeto de Alex Santana exige parecer técnico prévio para transferências voluntárias da União
14 de Maio de 2025Texto está em análise na Câmara dos Deputados

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
