Novos membros do Conselho Municipal da Saúde tomam posse em cerimônia oficial

Aconteceu nesta quarta-feira (19), na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador, a cerimônia de posse dos 48 novos Conselheiros Municipais de Saúde (CMS) para o triênio 2025-2028. Os empossados assumem a função com o objetivo de defender o direito à saúde, em consonância com as políticas públicas e econômicas que promovam acesso universal e igualitário, através da fiscalização e acompanhamento das ações e serviços de saúde.

Empossado como representante da SMS, o titular da pasta, Rodrigo Alves, destacou a alegria e responsabilidade de compor o colegiado. “É uma alegria ver que este colegiado é formado por um grupo tão plural, diverso e repleto de tanta humanidade e agora fazer parte deste importante trabalho em prol do Sistema Público de Saúde. O trabalho de vocês é fundamental para a democratização das políticas públicas e para a efetivação do direito à saúde, por isso me coloco à disposição para seguiremos juntos rumo ao fortalecimento do SUS em nossa Salvador” , afirmou. 

Durante a cerimônia, houve também a eleição e posse da nova Mesa Diretora, composta pelo conselheiro Everaldo Braga, representante dos trabalhadores da saúde, que foi reeleito presidente; a subsecretaria da SMS e conselheira Edriene Teixeira, reeleita Vice-presidente do colegiado; conselheiro Manoel Victor de Jesus, representante dos usuários dos serviços de saúde, eleito secretário geral; e a conselheira Maria Ângela da Mata, também representante do segmento de usuários, eleita secretária adjunta. Ainda compõe a Mesa, a Coordenadora-Executiva do Conselho Municipal, a Enfermeira Jaqueline Almeida.

Presidente do Conselho Municipal de Saúde há duas gestões, e reeleito para este novo triênio, Everaldo Braga relembra a importância do trabalho do CMS para os cidadãos. “Ao longo desses anos fizemos um trabalho para resgatar a imagem do colegiado e o respeito para com a sociedade; buscando fortalecer o SUS da cidade de Salvador mantendo uma parceria fiscalizadora e saudável com os representantes públicos. Através desse tripé, que é formado por gestor, prestador e os usuários da saúde, fazemos com que o SUS chegue às pessoas que mais precisam e que elas tenham nossa excelência. Muito obrigado a todos e, juntos, neste novo mandato, vamos fortalecer a eficiência do SUS, 100% público e de qualidade” , finalizou.

O que é o conselho municipal de saúde?

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) é um órgão colegiado, integrante da estrutura da  Secretaria Municipal de Saúde, com função deliberativa e fiscalizadora, de controle da execução das Políticas de Saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no Município do Salvador, em conformidade com o Art. 198 da Constituição Federal de 1988 e a Lei Federal nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Com sua composição e competências definidas pelo Decreto Municipal nº. 9.015, de 07/06/1991, sua missão é fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde, levando as demandas da população ao poder público, por isso é chamado de controle social na saúde. É órgão permanente do Sistema Único de Saúde (SUS), de composição paritária, conforme a Lei Federal nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, e a Resolução nº 453, de 10 de maio de 2012, do Conselho Nacional de Saúde.

O conselho é composto por 24 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes, representantes dos segmentos de usuários, trabalhadores, gestores do SUS e prestadores de serviços em saúde. Além da secretaria Municipal da Saúde, fazem parte do CMS: movimentos sociais, instituições governamentais e não-governamentais, entidades de profissionais de saúde, comunidade científica e entidades de prestadores de serviços de saúde.

Dentre as principais atribuições, o CMS é responsável por realizar conferências e fóruns de participação social, além de aprovar o orçamento da saúde e acompanhar a sua execução, avaliando a cada quatro anos o Plano Municipal de Saúde para garantir que o direito à saúde integral, gratuita e de qualidade seja efetivado a toda a população da cidade do Salvador.

Outras notícias

SAÚDE

Hospital Municipal de Salvador completa sete anos com lançamento de nova ferramenta para marcação de consulta online

04 de Abril de 2025

POLÍTICA

Projeto de Leo Prates pretende aumentar renda de caminhoneiros

03 de Abril de 2025

POLÍTICA

Câmara de Salvador aprova projeto para criação da Casa de Apoio ao Protetor de Animais nesta quarta-feira (2)

03 de Abril de 2025

Proposição une um conjunto de serviços para o bem-estar e apoio aos protetores

POLÍTICA

Samuel Jr. expõe esquema de ‘alunos-fantasma’ cadastrados no programa Pé-de-Meia na Bahia

03 de Abril de 2025

SAÚDE

Salvador recebe cerca de 200 mil novas doses da vacina contra a gripe

02 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024