UPA San Martin, multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas já registram mais de 86 mil atendimentos em 2025

No total, as três unidades geridas pelo ISAC, em Salvador, somaram 86.088 atendimentos, o que representa um crescimento de 21,54% em comparação com o primeiro trimestre de 2024

No primeiro trimestre deste ano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) San Martin e os 
Multicentros de Saúde Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, em Salvador, totalizaram 86.088 atendimentos. O número representa um crescimento de 21,54% em relação ao mesmo período de 2024, que registrou 70.833 atendimentos, refletindo o aumento da procura por serviços de saúde na capital baiana.

Entre as três unidades, o multicentro Carlos Gomes foi o que apresentou maior volume de atendimentos no período, com 39.702 registros – alta de 25,56% em relação ao primeiro trimestre do ano anterior. Em seguida, o multicentro Vale das Pedrinhas contabilizou 23.098 atendimentos, com crescimento de 22,95%, e a UPA San Martin somou 23.288 atendimentos, com aumento de 14,02%.

Nos multicentros, o acesso à primeira consulta ou exame é feito por meio da regulação municipal. O paciente deve, inicialmente, procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o profissional de saúde responsável realiza a requisição e encaminha a solicitação com o cartão SUS de Salvador.

As unidades especializadas ofertam uma ampla gama de atendimentos em especialidades como Angiologia, Cardiologia, Dermatologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Ginecologia, Neurologia, Nutrição e Psicologia. Também são disponibilizados diversos exames, incluindo audiometria tonal, colposcopia, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma e ultrassonografia.

Somente em exames especializados, os multicentros registraram um total de 80.372 procedimentos no primeiro trimestre: 38.844 realizados no Carlos Gomes e 41.528 no Vale das Pedrinhas.

Os resultados do primeiro trimestre de 2025 das três unidades, geridas pelo Instituto Saúde e Cidadania (ISAC), reforçam o compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão da saúde pública. O aumento na procura pelos serviços mostra que a população está acessando mais a rede, e isso exige organização, planejamento e uso eficiente dos recursos. Divulgar esses dados é uma forma de prestar contas à sociedade e mostrar que o trabalho realizado nas unidades tem impacto direto na vida das pessoas, contribuindo para um sistema de saúde mais acessível e resolutivo.

Outras notícias

CIDADE

Polícia deflagra segunda fase da Operação Falso Consórcio em Salvador

25 de Abril de 2025

EDUCAÇÃO

Curso de letramento racial para líderes no mercado de trabalho é lançado por empresa baiana

24 de Abril de 2025

A primeira etapa da mentoria ocorrerá em dois dias de maio, a depender da escolha do participante, de forma virtual; saiba mais

POLÍTICA

Durante homenagem ao Abril Laranja, Leo Prates apresenta projetos e defende cuidado com a vida animal

24 de Abril de 2025

POLÍTICA

Marcelle Moraes repudia abandono de cachorro em via pública no bairro do Rio Vermelho: ‘Queremos a placa do criminoso’

23 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’

21 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024