Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a convocação de beneficiários do Bolsa Família para que compareçam às unidades de saúde da capital, a fim de realizarem o acompanhamento necessário para garantir a manutenção do benefício. A ação é fundamental para o cuidado da saúde de gestantes, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo atenção básica e preventiva para toda a família.
Nas unidades de saúde, o acompanhamento inclui a atualização da caderneta de vacinação das crianças, a pesagem e medição de altura para avaliação nutricional e o acompanhamento do pré-natal.
A enfermeira Nailza Barbosa, responsável técnica pelo programa Bolsa Família na Saúde, destaca que o acompanhamento vai além de manter o benefício em dia. “É um momento importante para acompanhar o desenvolvimento das crianças, garantir que todas as vacinas estejam em dia e para que as gestantes recebam o cuidado necessário em cada fase da gestação. Isso fortalece o cuidado preventivo e contribui para a redução de doenças que podem ser evitadas”, afirma.
Podem realizar o acompanhamento todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família que tenham crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos, além de gestantes. Para isso, basta comparecer a uma das 162 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento ou retirada de ficha. No dia do atendimento, é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família, documento de identificação com foto (RG e CPF) e caderneta de vacinação da criança.
Com isso, as equipes de saúde realizam a pesagem e medição das crianças, conferem as vacinas, orientam sobre cuidados de saúde e realizam o acompanhamento do pré-natal, no caso das gestantes.
A SMS reforça ainda que o acompanhamento deve ser feito duas vezes por ano, a cada semestre, para manter o benefício regular e garantir o cuidado preventivo das famílias, fortalecendo o acompanhamento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outras notícias

Câmara de Salvador analisa implementação de Wi-Fi gratuito em feiras e mercados municipais
14 de Outubro de 2025

Bahia recebe delegação italiana para incentivo à produção de pescado na Baía de Todos-os-Santos
14 de Outubro de 2025

Prazo para cadastramento de ambulantes para as festas populares termina na quinta (16)
14 de Outubro de 2025

Prefeitura de Salvador adota medidas e reforça orientações para prevenir acidentes de trânsito
14 de Outubro de 2025

Outubro Verde: Mais de 250 pessoas realizaram testes rápidos para sífilis e HIV em ação da SMS na Barra
14 de Outubro de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Gilberto Gil move ação contra padre por intolerância religiosa e pede indenização de R$ 370 mil 14 de Outubro de 2025
