Usuários do Bolsa Família devem realizar acompanhamento nas unidades de saúde
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça a convocação de beneficiários do Bolsa Família para que compareçam às unidades de saúde da capital, a fim de realizarem o acompanhamento necessário para garantir a manutenção do benefício. A ação é fundamental para o cuidado da saúde de gestantes, crianças e mulheres em situação de vulnerabilidade, garantindo atenção básica e preventiva para toda a família.
Nas unidades de saúde, o acompanhamento inclui a atualização da caderneta de vacinação das crianças, a pesagem e medição de altura para avaliação nutricional e o acompanhamento do pré-natal.
A enfermeira Nailza Barbosa, responsável técnica pelo programa Bolsa Família na Saúde, destaca que o acompanhamento vai além de manter o benefício em dia. “É um momento importante para acompanhar o desenvolvimento das crianças, garantir que todas as vacinas estejam em dia e para que as gestantes recebam o cuidado necessário em cada fase da gestação. Isso fortalece o cuidado preventivo e contribui para a redução de doenças que podem ser evitadas”, afirma.
Podem realizar o acompanhamento todas as famílias beneficiárias do Bolsa Família que tenham crianças de 0 a 7 anos, mulheres de 14 a 44 anos, além de gestantes. Para isso, basta comparecer a uma das 162 unidades de saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem necessidade de agendamento ou retirada de ficha. No dia do atendimento, é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família, documento de identificação com foto (RG e CPF) e caderneta de vacinação da criança.
Com isso, as equipes de saúde realizam a pesagem e medição das crianças, conferem as vacinas, orientam sobre cuidados de saúde e realizam o acompanhamento do pré-natal, no caso das gestantes.
A SMS reforça ainda que o acompanhamento deve ser feito duas vezes por ano, a cada semestre, para manter o benefício regular e garantir o cuidado preventivo das famílias, fortalecendo o acompanhamento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).
Outras notícias

Leo Prates é destaque entre os “Cabeças do Congresso” e reforça força do trabalho coletivo
11 de Julho de 2025

Marcelle Moraes comemora aprovação nacional de lei que proíbe testes cosméticos em animais
10 de Julho de 2025

“Axé é afro e não é da igreja”, alerta especialista sobre apagamento no gênero musical baiano
10 de Julho de 2025

Alex Santana reforça infraestrutura de municípios baianos com entrega de equipamentos
09 de Julho de 2025

“Estamos diante de um massacre disfarçado de comércio”, denuncia Marcelle Moraes sobre abate de jumentos na Bahia
09 de Julho de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
