Reforma administrativa fortalece governança e eficiência da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador
Garantir saúde para todos exige organização, investimento e compromisso. Por isso, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) concluiu um amplo processo de reforma administrativa, com novas estruturas e fluxos de trabalho voltados para dar mais eficiência, agilidade e transparência à gestão. Todas as mudanças foram publicadas no Diário Oficial do Município, reforçando a lisura e a legalidade do processo.
A medida se soma aos importantes investimentos realizados nos últimos anos no fortalecimento do SUS em Salvador, que já conta com mais de 220 equipamentos em funcionamento e se prepara para entregar a primeira Maternidade Municipal, um marco histórico para a saúde pública da capital.
O organograma da SMS agora é composto pelo Gabinete do Secretário, Subsecretaria e Apoio ao Gabinete, responsáveis por dar suporte institucional e administrativo às Diretorias, corpo diretivo que reúne cinco grandes áreas, que atuam em conjunto para assegurar planejamento, vigilância, assistência, avaliação, gestão de pessoas e processos em saúde.
Essa nova estrutura organizacional conta agora com:
* Gerência Executiva de Governança, Estratégia e Inovação em Saúde – assessoria vinculada ao Gabinete, criada para monitorar rotinas, práticas e processos estratégicos da Secretaria;
* Diretoria de Logística e Suprimentos – área responsável por centralizar compras e aquisições, garantindo mais agilidade, economia e controle;
* Comitê Interno de Governança (CIG) – instância criada para alinhar ações e decisões estratégicas, reforçando a transparência, a integridade e a eficiência administrativa;
* Reestruturação do Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) – agora dividido em dois grandes eixos: Administração e Suporte e Desenvolvimento, voltado para criar soluções tecnológicas que respondam diretamente às demandas da rede de saúde.
Essas instâncias se somam às demais diretorias da SMS, fortalecendo o trabalho conjunto e tornando a engrenagem administrativa mais colaborativa, ágil e eficiente dentro das regras da administração pública. O resultado é uma governança fortalecida, que otimiza recursos e amplia a capacidade de entrega de resultados à população.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Alves, a reforma representa um passo decisivo para o futuro da saúde em Salvador:
“Estamos construindo uma gestão moderna, transparente e resolutiva, capaz de transformar dados em estratégias e estratégias em resultados concretos. Essa reforma administrativa é mais do que um redesenho de organograma: é a certeza de que a saúde de Salvador está preparada para responder aos desafios do presente e avançar para um futuro de mais cuidado, eficiência e qualidade de vida para todos os soteropolitanos.”
Com essas mudanças, a SMS reforça o compromisso de consolidar uma governança sólida, tornando a saúde municipal mais ágil, clara e eficiente, sempre em benefício da população de Salvador.
Outras notícias
SJDH atua na proteção dos direitos humanos na Lavagem do Bonfim 2026
15 de Janeiro de 2026
Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)
14 de Janeiro de 2026
Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia
14 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026