Salvador convoca beneficiários do Bolsa Família para acompanhamento das condicionalidades de saúde

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), convoca os beneficiários do programa Bolsa Família a comparecerem à unidade de saúde mais próxima de sua residência para a realização do acompanhamento das condicionalidades referentes à 2ª vigência de 2025 (de julho à dezembro). O procedimento é obrigatório e garante a permanência dos beneficiários no programa, além de fortalecer os cuidados com a saúde das famílias atendidas.

Nos atendimentos, são realizadas atualizações do calendário vacinal, avaliação nutricional das crianças, acompanhamento do pré-natal e cuidados voltados à saúde da mulher. A finalidade é assegurar que crianças, adolescentes, gestantes e mulheres recebam acompanhamento adequado pela rede pública de saúde, contribuindo para melhores condições de vida das famílias em situação de vulnerabilidade. O descumprimento dessas etapas pode resultar no bloqueio ou até na suspensão do benefício.

Na atual vigência, Salvador possui 470.338 pessoas aptas ao acompanhamento das condicionalidades de saúde. Até agora, apenas 64.976 beneficiários realizaram o procedimento, o que corresponde a 13,81% de cobertura.

O serviço está disponível nas 162 unidades de saúde da capital, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Devem comparecer crianças de 0 a 7 anos, para atualização da caderneta de vacinação e avaliação nutricional; mulheres de 14 a 44 anos, para acompanhamento de saúde; e gestantes, para comprovação da realização do pré-natal. No momento do atendimento, é necessário apresentar o Cartão do Bolsa Família (ou número do NIS), documento oficial com foto, CPF, a Caderneta da Criança (quando houver) e o Cartão da Gestante (no caso de gravidez).

A SMS reforça a importância de que os beneficiários realizem o acompanhamento dentro do prazo, assegurando não só a manutenção do benefício, como também o acesso contínuo aos serviços de saúde. A gestão reafirma ainda seu compromisso com a equidade, a proteção social e o fortalecimento da atenção básica, reconhecida como a principal porta de entrada do SUS.

Outras notícias

CIDADE

Bahia recebe delegação italiana para incentivo à produção de pescado na Baía de Todos-os-Santos

14 de Outubro de 2025

CIDADE

Prazo para cadastramento de ambulantes para as festas populares termina na quinta (16)

14 de Outubro de 2025

CIDADE

Prefeitura de Salvador adota medidas e reforça orientações para prevenir acidentes de trânsito

14 de Outubro de 2025

SAÚDE

Outubro Verde: Mais de 250 pessoas realizaram testes rápidos para sífilis e HIV em ação da SMS na Barra

14 de Outubro de 2025

CULTURA

Novembro Salvador Capital Afro terá show de Léo Santana e eventos por toda cidade durante 40 dias de programação

14 de Outubro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Gilberto Gil move ação contra padre por intolerância religiosa e pede indenização de R$ 370 mil 14 de Outubro de 2025

Alcione homenageia ministro Alexandre de Moraes durante show em Brasília 13 de Outubro de 2025