Ba x Vi da Saúde: SMS realiza campanha de enfrentamento à Sífilis durante clássico desta quinta-feira (16)

Dando continuidade à campanha Outubro Verde, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador realiza uma ação especial durante o clássico entre Vitória e Bahia, nesta quinta-feira (16), no Estádio Manoel Barradas (Barradão), das 18 às 22h. A mobilização oferecerá serviços gratuitos de prevenção à sífilis e ao HIV.

Durante a ação, o público poderá realizar testes rápidos para sífilis e HIV, além de receber preservativos e outros insumos de prevenção. A iniciativa tem o objetivo de aproximar os cuidados em saúde da população, levando informação, diagnóstico e orientação a espaços de grande circulação — uma estratégia eficaz para alcançar pessoas que, muitas vezes, não costumam frequentar as unidades de saúde.

A coordenadora do Grupo de Trabalho de Sífilis da SMS, Darlene Souza, destacou a importância da mobilização. “A intensificação das nossas ações de conscientização e prevenção da sífilis e da sífilis congênita tem trazido resultados importantes, como o aumento dos diagnósticos precoces e o acesso rápido ao tratamento. Com o Outubro Verde, levamos testagem, insumos e muita informação a locais de grande movimentação, como o clássico Ba-Vi. Nosso objetivo é ampliar esse alcance, garantindo que mais pessoas tenham acesso à prevenção, contribuindo para reduzir a transmissão e proteger vidas”, afirmou.

Iniciada em 5 de outubro, a campanha vem fortalecendo as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis e do HIV. A mobilização envolve profissionais de saúde, instituições parceiras e a sociedade civil, com o propósito de ampliar o acesso à informação, estimular a testagem e assegurar o tratamento adequado.

A sífilis é uma infecção bacteriana curável, mas que pode causar sérias complicações se não tratada, afetando órgãos como o coração, o cérebro e o sistema nervoso. Quando transmitida da mãe para o bebê durante a gestação (sífilis congênita), pode provocar malformações, aborto espontâneo ou até a morte fetal. Por isso, o diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão e proteger vidas.

Outras notícias

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Lavagem do Bonfim 2026 contará com operação especial de transporte em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026