Seminário em Salvador debate 20 anos do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme

A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove nesta quinta-feira (23) o seminário “Do Passado ao Futuro: 20 anos de Luta, Cuidado e Esperança na Doença Falciforme”. Realizado na Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS), no bairro do Comércio, o encontro é voltado para profissionais da área.

 

Implantado em 2005 na capital baiana, o Programa Municipal de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme tem o objetivo de assegurar assistência qualificada, promover o cuidado integral e reduzir a mortalidade associada à condição, melhorando a qualidade de vida de quem tem a doença. O programa completa 20 anos de existência em 2025, consolidando-se como uma referência no cuidado às pessoas com doença falciforme no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

O seminário, organizado pela Coordenadoria da Atenção Primária e do Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, faz parte da celebração do Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doença Falciforme, em 27 de outubro.

 

Estrutura – Atualmente, Salvador conta com dois ambulatórios especializados e 162 Unidades de Atenção Primária que realizam o acompanhamento das pessoas com doença falciforme.

 

A enfermeira sanitarista e técnica do Campo Temático da Doença Falciforme da SMS, Marivone Monteiro, lembra que esta condição sistêmica afeta todo o corpo, exigindo acompanhamento em todos os níveis, desde a atenção primária aos serviços hospitalares especializados.

 

Por esse motivo, a gestão municipal tem investido continuamente na capacitação dos profissionais da rede, com oficinas e cursos. Essas ações são realizadas anualmente e incluem formações específicas, como o curso de saúde bucal e doença falciforme, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

“A comunidade ajudou a construir as políticas públicas voltadas às pessoas com a doença. É mobilizando o serviço público que as coisas acontecem. Hoje temos dois mil pacientes na rede, e quase quatro mil notificados pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação”, diz Marivone.

 

Diretora geral da Associação Baiana das Pessoas com Doença Falciforme (Abadfal), Naianne Dias relata que a instituição presta assistência social, acompanhando crianças em ambulatórios e centros de referência, além de realizar atividades pedagógicas e acompanhamento mensal, levando informações sobre a doença ao alcance de todos.

 

Naianne lembra ainda o desafio de viver com a doença. “A gente nunca sabe o daqui a pouco. Hoje temos dois ambulatórios especializados; precisamos melhorar algumas coisas, mas estamos à frente de muitos municípios. Com as medicações que temos pelo SUS e os tratamentos, é possível viver com a doença. E o dia 27 de outubro vem para lembrar a nossa luta”, diz.

 

Trata-se de uma doença genética e hereditária, caracterizada por uma mutação no gene que produz a hemoglobina. Entre as manifestações clínicas da doença falciforme, estão crises de dor, icterícia, anemia, infecções, acidente vascular encefálico, ulcerações, complicações renais e oculares, por exemplo.

 

Em Salvador, de acordo com dados da Sala de Situação da Secretaria Municipal da Saúde, a prevalência registrada em 2023 foi de 201 casos de doença falciforme para cada 100 mil habitantes.

 

Mobilização – A secretaria promove a XV Semana de Mobilização da Doença Falciforme, com o propósito de dar visibilidade à doença, sensibilizar os profissionais de saúde e estimular o engajamento da rede municipal no cuidado integral às pessoas.

 

Durante a semana, todas as unidades da Atenção Primária à Saúde estarão envolvidas em atividades educativas, como salas de espera, rodas de conversa e palestras, voltadas a usuários e profissionais.

 

Fotos: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva e Letícia Silva / Secom PMS

Outras notícias

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Lavagem do Bonfim 2026 contará com operação especial de transporte em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026