CCZ reforça ações de combate ao Aedes aegypti durante a Semana Nacional de Mobilização
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), intensificou, nos últimos dias, as ações de combate ao Aedes aegypti e de prevenção às arboviroses urbanas. A iniciativa integra a campanha nacional “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”, promovida pelo Ministério da Saúde (MS) durante a Semana Nacional de Mobilização para o Combate ao Aedes aegypti.
Entre as estratégias desenvolvidas estão atividades educativas, inspeções em imóveis, mobilização social e ações interativas voltadas à comunidade. As equipes do CCZ vêm realizando orientações com distribuição de panfletos, jogos e quizzes sobre o tema, além de demonstrações do ciclo do mosquito, de forma lúdica e educativa, em salas de espera das unidades de saúde, abrangendo os 12 Distritos Sanitários de Salvador.
Nesta sexta-feira (7), as ações ganham destaque na região da Ribeira, onde os agentes de combate às endemias estarão em campo realizando inspeções em imóveis e pontos estratégicos, além de promover orientações educativas e mobilização social junto à comunidade local.
As atividades têm como foco principal a conscientização da população e o fortalecimento das medidas de vigilância e controle do vetor transmissor da dengue, zika e chikungunya. O trabalho envolve desde avaliações em locais com potencial de risco e aplicação de larvicidas, até a integração entre poder público e comunidade, essencial para conter o avanço das arboviroses em Salvador.
Segundo a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, a Semana Nacional de Mobilização é uma oportunidade importante para reforçar o engajamento da sociedade na luta contra o mosquito.
“O enfrentamento ao Aedes aegypti depende do envolvimento de todos. As ações do CCZ têm caráter contínuo, mas momentos como este servem para ampliar o diálogo com a comunidade, fortalecer o papel dos agentes e mostrar que atitudes simples — como eliminar a água parada e manter os reservatórios bem tampados — fazem toda a diferença para proteger a saúde de cada soteropolitano” , destacou.
Verão sem Mosquito
Paralelamente à Semana Nacional de Mobilização, o município, através do CCZ, também executa o Plano Verão sem Mosquito, iniciado em outubro e que seguirá ativo até março de 2026.
Diversos locais — como escolas, terminais, hotéis, unidades de saúde, condomínios, museus e colônias de pescadores — estão recebendo inspeções e tratamento realizados pelos agentes de combate às endemias. As ações incluem ainda mobilização social, caminhadas e atividades educativas, reforçando o papel da comunidade no enfrentamento às arboviroses.
As iniciativas reafirmam o compromisso do município com a prevenção e o controle das arboviroses. O CCZ ressalta que o sucesso dessas ações está diretamente relacionado à colaboração da população, que deve eliminar objetos e reservatórios que acumulem água e manter os ambientes limpos e bem cuidados.
Denúncias ou informações sobre possíveis focos do Aedes aegypti podem ser registradas por meio do Fala Salvador, pelo telefone 156, ou através do site www.falasalvador.ba.gov.br.
Outras notícias
Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)
14 de Janeiro de 2026
Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia
14 de Janeiro de 2026
Lavagem do Bonfim 2026 contará com operação especial de transporte em Salvador
14 de Janeiro de 2026
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026