Encontro discute construção de plano de gestão e valorização dos profissionais do SUS

A Escola de Saúde Pública de Salvador (ESPS) deu início ao VIII Encontro da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde na manhã desta quinta-feira (13), reunindo cerca de 150 participantes, dentre profissionais da rede municipal, gestores, estudantes e representantes da sociedade civil, para discutir políticas de valorização do trabalhador e o fortalecimento da educação na área.

O evento segue até esta sexta-feira (14), no auditório da Faculdade Zarns, localizada na Avenida Paralela, e conta com mesas de debate, talk show e oficinas participativas que abordam temas como a valorização dos profissionais de saúde, formação permanente, dimensionamento da força de trabalho e diretrizes para a construção do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (PMGTES).

Neste primeiro dia, durante a manhã, o público acompanhou um bate-papo com especialistas das universidades públicas da capital baiana, a exemplo das professoras Tatiane Araújo, Isabela Pinto e Cristina Mello, representantes da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Já nesta tarde, os participantes se reúnem em oficinas de validação dos módulos operacionais do plano, que definem ações, metas e objetivos voltados à carreira e ao bem-estar do trabalhador do SUS.

De acordo com a coordenadora da Unidade de Integração Ensino-Serviço ESPS, Melícia Goes, o momento representa um marco na consolidação das políticas públicas voltadas ao trabalhador da saúde.

“Desde 2016, realizamos esses encontros como um espaço de reflexão e construção coletiva. Começamos discutindo a política de gestão do trabalho e educação na saúde e, agora, estamos dando um passo adiante, construindo um plano municipal que orientará as ações da secretaria nos próximos anos”, explicou.

Melícia ressaltou ainda que o encontro busca pensar o trabalhador de forma integral, em todas as etapas da carreira. “Nosso compromisso é desenvolver estratégias que valorizem o trabalhador da saúde desde o ingresso no serviço público até a aposentadoria. É um movimento de transformação da realidade, que busca fortalecer a carreira, o processo de formação e a saúde desses profissionais”, afirmou.

A iniciativa conta também com a presença de estudantes de graduação da área da Saúde, que participam das atividades e ampliam o diálogo entre a formação acadêmica e o cotidiano do SUS.

Para Jucimara Nóbrega, aluna do primeiro semestre do curso de Medicina, o encontro é uma oportunidade de aprendizado e conscientização. “Falar sobre gestão do trabalho e educação na saúde é fundamental, principalmente para quem está iniciando a formação. Entender como funciona o SUS e como é feita a gestão dos trabalhadores ajuda a gente a se preparar para ser um profissional mais consciente e comprometido com as necessidades da comunidade”, afirmou.

O evento segue nesta sexta com a continuidade das oficinas de validação do Plano Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, apresentação de propostas construídas coletivamente e um painel de encerramento que reunirá representantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), gestores, docentes e trabalhadores da rede.

A programação será dedicada à sistematização das contribuições apresentadas durante os dois dias, consolidando as diretrizes, metas e estratégias que vão compor o documento final do plano.

Outras notícias

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Lavagem do Bonfim 2026 contará com operação especial de transporte em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026