Novembro Roxo: INSV reforça a importância do pré-natal e da Atenção Primária na prevenção da prematuridade

Campanha reforça cuidados essenciais na gestação e destaca o papel das Unidades Básicas na prevenção da prematuridade

O Novembro Roxo chama atenção para a prematuridade, condição em que o bebê nasce antes de 37 semanas de gestação. Considerada a principal causa de mortalidade neonatal no mundo, a prematuridade também pode trazer impactos para o desenvolvimento da criança, o que torna a prevenção e o cuidado precoce fundamentais. A data principal da campanha é 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, marco internacional de conscientização sobre o tema.

Para o Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória (INSV), a melhor forma de reduzir o risco de nascimento prematuro é por meio do pré-natal qualificado, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É na Atenção Primária que as gestantes encontram acompanhamento regular, exames, orientações sobre alimentação e vacinação, além da identificação precoce de sinais de risco — cuidados decisivos para garantir uma gestação mais segura e saudável.

Ao longo deste mês, as unidades geridas pelo INSV reforçam o alerta sobre a importância do acompanhamento materno-infantil. As UBS de Feira de Santana permanecem de portas abertas para acolher gestantes, orientar sobre cuidados essenciais na gestação e esclarecer dúvidas relacionadas à prevenção da prematuridade e à saúde da mãe e do bebê. As equipes também mantêm atenção permanente para identificar precocemente situações de risco e garantir que as mulheres sejam acompanhadas desde os primeiros meses.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 245.247 partos prematuros em 2024, sendo 15.372 na Bahia. Os números evidenciam a relevância do pré-natal como principal estratégia para reduzir complicações e promover uma gestação mais segura. Especialistas reforçam que iniciar o acompanhamento assim que a gravidez for confirmada e manter regularidade nas consultas são medidas essenciais para proteger a saúde materna e garantir melhores condições para o desenvolvimento do bebê.

Outras notícias

ESPORTE

Cagiba abre 300 novas vagas para aulas gratuitas de ginástica artística em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 513 vagas para esta quarta-feira (14)

14 de Janeiro de 2026

SAÚDE

Secretaria Municipal da Saúde estabelece unidades para vacinação contra a Covid-19 em Salvador

14 de Janeiro de 2026

CULTURA

Fitinhas do Senhor do Bonfim preservam tradição de fé e identidade cultural na Bahia

14 de Janeiro de 2026

CIDADE

Lavagem do Bonfim 2026 contará com operação especial de transporte em Salvador

14 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026

Luana Piovani fala sobre criação dos filhos e demonstra preocupação com influência machista no convívio do primogênito 08 de Janeiro de 2026