Novembro Roxo: INSV reforça a importância do pré-natal e da Atenção Primária na prevenção da prematuridade
Campanha reforça cuidados essenciais na gestação e destaca o papel das Unidades Básicas na prevenção da prematuridade
O Novembro Roxo chama atenção para a prematuridade, condição em que o bebê nasce antes de 37 semanas de gestação. Considerada a principal causa de mortalidade neonatal no mundo, a prematuridade também pode trazer impactos para o desenvolvimento da criança, o que torna a prevenção e o cuidado precoce fundamentais. A data principal da campanha é 17 de novembro, quando é celebrado o Dia Mundial da Prematuridade, marco internacional de conscientização sobre o tema.
Para o Instituto de Saúde Nossa Senhora da Vitória (INSV), a melhor forma de reduzir o risco de nascimento prematuro é por meio do pré-natal qualificado, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). É na Atenção Primária que as gestantes encontram acompanhamento regular, exames, orientações sobre alimentação e vacinação, além da identificação precoce de sinais de risco — cuidados decisivos para garantir uma gestação mais segura e saudável.
Ao longo deste mês, as unidades geridas pelo INSV reforçam o alerta sobre a importância do acompanhamento materno-infantil. As UBS de Feira de Santana permanecem de portas abertas para acolher gestantes, orientar sobre cuidados essenciais na gestação e esclarecer dúvidas relacionadas à prevenção da prematuridade e à saúde da mãe e do bebê. As equipes também mantêm atenção permanente para identificar precocemente situações de risco e garantir que as mulheres sejam acompanhadas desde os primeiros meses.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 245.247 partos prematuros em 2024, sendo 15.372 na Bahia. Os números evidenciam a relevância do pré-natal como principal estratégia para reduzir complicações e promover uma gestação mais segura. Especialistas reforçam que iniciar o acompanhamento assim que a gravidez for confirmada e manter regularidade nas consultas são medidas essenciais para proteger a saúde materna e garantir melhores condições para o desenvolvimento do bebê.
Outras notícias
1º Festival da Lambreta da Mouraria celebra tradição gastronômica e boêmia do bairro de 18 a 30 de novembro
17 de Novembro de 2025
Novo programa “Gás do Povo” começa a valer em novembro e deve alcançar 15,5 milhões de famílias
17 de Novembro de 2025
Jovem é encontrado morto após desaparecer no mar em Jaguaribe; outros afogamentos acendem alerta em Salvador
17 de Novembro de 2025
Simm oferece 188 vagas para esta segunda-feira (17)
17 de Novembro de 2025
Castramóvel inicia castrações gratuitas para cães e gatos em Plataforma, nesta segunda (17)
17 de Novembro de 2025
Do amor à indecisão 09 de Março de 2018
TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023
Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019
Shawn Mendes deixa a Bahia e segue viagem para Belém após dias de passeio em Salvador 14 de Novembro de 2025