CCZ intensifica inspeções em escolas que acolherão filhos de ambulantes no Carnaval

Com a proximidade do Carnaval, o Centro de Controle de Zoonoses de Salvador (CCZ) intensificou uma série de inspeções preventivas nas escolas municipais que irão funcionar como espaços de acolhimento de filhos de ambulantes durante o período da festa pelo Programa Salvador Acolhe, da Prefeitura.

Este ano, seis unidades escolares foram indicadas. As vistorias tiveram início na última segunda-feira (19) e se estendem até o dia 26 de janeiro. As equipes do CCZ já passaram pela Escola Municipal João Lino e a Escola Municipal Hildete Lomanto, localizadas no Pelourinho e Garcia, respectivamente.

Ainda serão vistoriadas as escolas municipais Santa Terezinha, Osvaldo Cruz e Casa da Amizade, além do Centro Municipal de Educação Infantil Pio Bittencourt.

Durante as inspeções, as equipes avaliam possíveis focos das principais zoonoses, com atenção especial às arboviroses – como dengue, zika e chikungunya – à leptospirose, transmitida por roedores, e ao mosquito Culex, conhecido popularmente como muriçoca.

Além da fiscalização, o trabalho do órgão também tem forte caráter educativo. Durante o período carnavalesco, equipes do setor de Mobilização e Educação em Zoonoses estarão presentes nas seis escolas, promovendo ações educativas e orientando as crianças e os profissionais sobre prevenção e controle das principais doenças.

“A orientação é uma parte fundamental do nosso trabalho. Durante o Carnaval, estaremos com equipes nas escolas levando informação de forma educativa, ajudando as crianças a entenderem como pequenas atitudes contribuem para o combate às zoonoses”, destaca a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez.

Caso sejam identificadas irregularidades durante as inspeções, as equipes adotam medidas imediatas, como eliminação de focos, aplicação de larvicidas e, quando necessário, aplicação espacial de inseticida. As ações variam de acordo com o risco identificado.

A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura com a saúde pública e o cuidado com as crianças, garantindo que os espaços de acolhimento funcionem de forma segura durante um dos períodos mais movimentados do ano na capital baiana.

As inspeções nas escolas fazem parte do planejamento integrado para o Carnaval. Desde outubro, o CCZ realiza ações preventivas em locais de grande circulação de pessoas, como festas populares, eventos religiosos e grandes shows, no âmbito do Plano Verão. O trabalho se estenderá ao pré-carnaval, durante a festa e no período pós-carnavalesco.

A coordenadora do CCZ acrescenta que a atuação do órgão na saúde pública é contínua. “A prevenção é a principal missão do CCZ. Atuamos durante os 365 dias do ano, com equipes circulando por Salvador e garantindo a prevenção das principais zoonoses que fazem parte do nosso ambiente”, afirma.

Outras notícias

CIDADE

Linhas de ônibus da Rodoviária tem nomes trocados a partir desta quarta

21 de Janeiro de 2026

POLÍTICA

Assembleia Legislativa inaugura em fevereiro nova unidade do SAC

21 de Janeiro de 2026

CIDADE

Simm oferece 395 vagas para esta quarta-feira (21)

21 de Janeiro de 2026

CULTURA

Prefeitura de Salvador garante remissão de dívidas e isenção permanente para blocos de matriz africana e indígena

21 de Janeiro de 2026

CULTURA

Edital Salvador Circula vai levar artistas soteropolitanos a outras cidades do Brasil e do mundo

21 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Equipe informa que Henri Castelli está bem após deixar o BBB 26 por orientação médica 16 de Janeiro de 2026

BBB 26 anuncia maior prêmio já oferecido em realities no Brasil 13 de Janeiro de 2026