CCZ Salvador intensifica inspeções e ações de controle ao Aedes para a Festa de Iemanjá 2026

Dando continuidade às ações do Verão Sem Mosquito, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador, intensificou nesta segunda –feira (26) atividades de vigilância e controle vetorial nos locais que receberão grande fluxo de pessoas durante a Festa de Iemanjá. As atividades na região seguem até sexta-feira e têm como foco a prevenção das arboviroses, como dengue, zika e chikungunya.

 

Agentes de combate às endemias realizam inspeções em bocas de lobo, canaletas, depósitos móveis e imóveis, praças, terrenos baldios e outros locais que possam servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti. Sempre que identificados os focos são eliminados e quando necessário realizado o tratamento adequado (atravésda aplicação de larvicida). Também estão previstas inspeções zoossanitárias em colônias de pescadores e ações específicas no circuito da festa, incluindo a aplicação de inseticida de efeito residual, como forma de reforçar a proteção da população durante o evento.

 

Além do trabalho técnico, as equipes do CCZ realizam ações educativas junto a comerciantes, moradores e visitantes, com distribuição de panfletos e cartazes informativos. A proposta é reforçar a importância de medidas simples de prevenção, como evitar o acúmulo de água parada e manter o ambiente limpo, contribuindo para um evento mais seguro do ponto de vista sanitário.

 

De acordo com a coordenadora do CCZ, Isolina Miguez, as intervenções são estratégicas para a redução dos riscos à saúde. “As ações têm como objetivo identificar pontos críticos e eliminar focos de criadouros, evitando a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses”, destaca.

 

As atividades fazem parte do Plano Verão Sem Mosquito, que tem como objetivo proteger a população contra doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Durante os meses mais quentes e chuvosos, entre outubro e março, o plano reforça ações de prevenção, orientação à população e eliminação de focos do mosquito em toda a cidade. Com a participação da comunidade e o apoio de novas tecnologias, as equipes trabalham para reduzir a circulação do mosquito e diminuir o risco dessas doenças, promovendo mais saúde e segurança para todos.

 

A pasta reforça que o sucesso das ações de combate ao Aedes aegypti depende diretamente da colaboração da população, que pode contribuir adotando cuidados simples no dia a dia, como eliminar recipientes com água parada e permitir o acesso dos agentes aos imóveis para inspeção. A SMS segue atuante diariamente em toda a cidade, com equipes mobilizadas para vigilância, controle e educação em saúde, reafirmando o compromisso de proteger a população e garantir mais segurança sanitária durante todo ano.

Outras notícias

CULTURA

Veja os detalhes da programação da 1ª Lavagem do Ceasinha, no Rio Vermelho

29 de Janeiro de 2026

CIDADE

Prefeitura lança planejador de viagens oficial do transporte público em parceria com aplicativo

29 de Janeiro de 2026

FAMOSOS

Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador

29 de Janeiro de 2026

POLÍTICA

Lei organiza e regulamenta serviços para animais de pequeno porte em Salvador

28 de Janeiro de 2026

POLÍTICA

Fim da escala 6x1: governo pode enviar projeto para agilizar aprovação

28 de Janeiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Liz no Carnaval? Leo Santana e Lore Improta falam sobre primeira vez da filha na folia de Salvador 29 de Janeiro de 2026

Autora de Bridgerton está confirmada na Bienal do Livro Bahia 2026 28 de Janeiro de 2026