Pré-Carnaval soma 335 atendimentos de saúde e mais de 3 mil fiscalizações sanitárias em pontos de venda e serviços em Sa

A programação de pré-Carnaval em Salvador reuniu milhares de foliões e também mobilizou uma grande estrutura de saúde e fiscalização sanitária ao longo de cinco dias de festa. No acumulado do período, entre o Furdunço, Fuzuê, Melhor Segunda-feira do Mundo, Pipoco e Habeas Copos, os módulos assistenciais da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registraram 335 atendimentos. As ocorrências foram majoritariamente clínicas e mais de 95% dos casos foram resolvidos nos próprios módulos, garantindo assistência rápida nos circuitos da folia. As principais demandas ao longo do período foram cefaleia, ferimentos, intoxicação alcoólica, náusea e vômito, dores em membros inferiores, lesões cutâneas e dor abdominal.

 

No mesmo intervalo, a Vigilância Sanitária realizou 3.196 fiscalizações em pontos do comércio formal e informal de alimentos e em serviços de saúde, com foco na verificação das condições higiênico-sanitárias, regularidade dos produtos comercializados e orientação aos trabalhadores. A atuação preventiva reforçou a proteção da saúde de quem trabalhou e de quem curtiu a programação do pré-Carnaval.

 

No Habeas Copos, último dia de pré-Carnval realizado nesta quarta-feira (11), foram registrados 76 atendimentos nos módulos assistenciais da SMS instalados nos circuitos da festa. No Farol da Barra, ocorreram 53 atendimentos, sendo 41 clínicos, seis cirúrgicos e seis ortopédicos, com maior procura por náusea e vômito, dor em membros inferiores e cefaleia. No Shopping Barra, foram contabilizados 11 atendimentos clínicos, principalmente por náusea e vômito, intoxicação alcoólica e dor abdominal. 

 

Já no Nordeste de Amaralina, onde aconteceu a abertura das festividades, a equipe realizou 12 atendimentos, sendo nove clínicos e três ortopédicos, com registros de cefaleia, ferimentos acidentais, quedas e aferição de pressão arterial. No mesmo dia, a Vigilância Sanitária realizou 601 fiscalizações nos circuitos da festa.

 

O secretário municipal da Saúde, Rodrigo Alves, destacou o empenho das equipes ao longo do pré-Carnaval e a preparação para os próximos dias de festa. “Quero deixar aqui meu agradecimento especial a cada profissional envolvido na montagem, organização, orientação aos trabalhadores, fiscalização sanitária e atendimento nos módulos de saúde. Esse trabalho coletivo garantiu um pré-Carnaval seguro e organizado. Agora, estamos prontos para atuar no maior e melhor Carnaval do planeta, com responsabilidade, método e entrega”, afirmou.

 

Estrutura para o Carnaval

 

Para o Carnaval, a SMS montou uma operação especial de saúde com 11 módulos distribuídos pelos principais circuitos da festa e no Nordeste de Amaralina, além de unidades no Carnaval dos Bairros, garantindo atendimento próximo aos foliões e trabalhadores. A estrutura reúne mais de 160 leitos nos circuitos oficiais e outros 12 nos bairros, com equipes multiprofissionais preparadas para atendimentos clínicos, cirúrgicos e de estabilização, assegurando resposta rápida às ocorrências durante os dias de folia.

 

Além da assistência direta, a operação integra ações de vigilância, prevenção e promoção da saúde, com fiscalização sanitária nos pontos de venda de alimentos e bebidas, monitoramento da qualidade da água, controle de zoonoses e serviços como testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites, distribuição de preservativos e orientações de prevenção. A mobilização de milhares de plantões e profissionais reforça a capacidade de resposta da rede municipal para garantir um Carnaval mais seguro para quem trabalha e para quem aproveita a festa.

Outras notícias

POLÍTICA

Lula deve visitar Recife, Salvador e Rio de Janeiro no Carnaval

13 de Fevereiro de 2026

CIDADE

Reconhecimento Facial chega à marca de 17 capturas com 9 foragidos localizados no primeiro dia do Carnaval de Salvador

13 de Fevereiro de 2026

CULTURA

Carnaval de Salvador começa oficialmente com homenagem ao samba e entrega da chave da cidade ao Rei Momo pelo prefeito

13 de Fevereiro de 2026

FAMOSOS

Hotéis negam proposta de permuta de Sarah após saída do BBB 26

13 de Fevereiro de 2026

SAÚDE

Saúde de Salvador divulga lista de indústrias de gelo autorizadas para comercializar o produto no Carnaval

11 de Fevereiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Hotéis negam proposta de permuta de Sarah após saída do BBB 26 13 de Fevereiro de 2026

Shakira é anunciada como atração principal em Copacabana em 2026 11 de Fevereiro de 2026