Rolê da Prevenção impulsiona aumento de 120% na testagem durante o Carnaval de Salvador

No meio da festa, a prevenção também ganhou espaço e mostrou força já no primeiro dia oficial de Carnaval de Salvador. A presença dos módulos do “Fique Sabendo” e dos mobilizadores do Rolê da Prevenção nos circuitos transformou o cuidado em parte do percurso dos foliões e trabalhadores da festa, com o registro de mais de 120% de aumento nas testagens em comparação com 2025, passando de 484 para 1.068, enquanto a quantidade de pessoas testadas saltou de de 121 para 267.

 

A ampliação da testagem no território da festa fortalece o acesso da população aos serviços de saúde e contribui para o diagnóstico precoce de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Os casos de sífilis passaram de 28 para 38, acompanhando o aumento do número de pessoas testadas. Os diagnósticos positivos para HIV tiveram um crescimento leve, de 3 para 4 casos. Já os casos de hepatite C reduziram de 3 para 1, enquanto não houve registro de casos positivos para hepatite B nos dois anos analisados. No total, os resultados positivos passaram de 34 para 43, refletindo maior capacidade de identificação de pessoas com diagnóstico positivo e início oportuno do cuidado.

 

De acordo com Olivete Borba, coordenadora da Rede Laboratorial do município, “quando ampliamos a oferta de testagem, é esperado que haja um aumento no número de diagnósticos positivos. Isso não significa agravamento do cenário, mas sim maior capacidade do sistema de saúde em identificar precocemente os casos, iniciar o tratamento oportunamente e interromper a cadeia de transmissão”.

 

O crescimento do número de usuários e de testagens está diretamente relacionado à ampliação do “Rolê da Prevenção”, ação da SMS, realizada em parceria com a ONG Motirô-BA e o UNAIDS, com foco na ampliação do acesso à testagem e às estratégias de prevenção combinada ao HIV e a outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) durante o Carnaval. A iniciativa prioriza a população negra, jovem, população LGBTQIA+, trabalhadores(as) informais do carnaval e pessoas em situação de rua, públicos que enfrentam maiores barreiras de acesso aos serviços de prevenção ao longo do ano. Em 2026, a ação conta com 30 mobilizadores(as) atuando diretamente nos circuitos da festa.

 

A equipe de mobilizadores(as) realiza ações de educação e comunicação em saúde, distribuição de insumos de prevenção ao HIV/IST, como preservativos interno e externo (tradicionais, sensitive e texturizados) e gel lubrificante, além de convidar a população para a testagem rápida nos módulos municipais “Fique Sabendo”, instalados nos circuitos do Carnaval. O cuidado ofertado vai além do diagnóstico: em casos positivos para sífilis, o usuário já pode iniciar o tratamento imediatamente, com aplicação de penicilina no próprio serviço. Para HIV e hepatites, os usuários saem com encaminhamento garantido e consulta agendada na rede municipal de saúde para início do tratamento e acompanhamento.

 

Para o Carnaval 2026, a pasta projeta a ampliação da dispensação de insumos de prevenção nos circuitos, o fortalecimento da divulgação dos serviços que ofertam PrEP, PEP e testagem, além do aprofundamento da articulação com a sociedade civil organizada, consolidando o Carnaval como um território estratégico de promoção da saúde, prevenção e cuidado.

Outras notícias

SAÚDE

SAÚDE: Perfil assistencial do segundo dia aponta predominância de casos clínicos e redução de ocorrências traumáticas no

14 de Fevereiro de 2026

CULTURA

Cardeal Folia 2026 movimenta Cardeal da Silva neste fim de semana com grandes atrações

14 de Fevereiro de 2026

CULTURA

Receptivo especial anima desembarque de turistas no Aeroporto de Salvador durante o Carnaval

14 de Fevereiro de 2026

FAMOSOS

Leandro acusa Edilson de agressão, e ex-jogador pode deixar o BBB 26 após confusão

14 de Fevereiro de 2026

CIDADE

SPM amplia acolhimento a mulheres no Carnaval com a Tenda “Oxe, Me Respeite!”

14 de Fevereiro de 2026

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Leandro acusa Edilson de agressão, e ex-jogador pode deixar o BBB 26 após confusão 14 de Fevereiro de 2026

Hotéis negam proposta de permuta de Sarah após saída do BBB 26 13 de Fevereiro de 2026