Simpósio discutirá desafios e inovações da cirurgia bariátrica

FOTO: REPRODUÇÃO

A capital baiana vai sediar o IV Simpósio de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, no próximo dia  23 de novembro, das 8 às 16h, no Auditório Adélia Carvalho, no Centro Médico do Hospital Português. Promovido pelo Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO), o evento conta com o apoio do Colégio Brasileiro de Cirurgiões -  Capitulo Bahia e é voltado a profissionais e estudantes das áreas de saúde (médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, odontólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e educadores físicos). As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Informações pelo site www.ntco.com.br/simposio. 

Desafios no acompanhamento clínico dos pacientes operados, como hipoglicemia, reganho de peso, etilismo, depressão e deficiências nutricionais; a experiência de um centro de referência em cirurgia bariátrica e metabólica e o futuro da cirurgia bariátrica e metabólica são alguns dos assuntos que serão abordados no evento, que tem como tema central  'Educação Continuada em Cirurgia Bariátrica: Desafios e Inovações'. O  cirurgião Pedro Luiz Bertevello (SP) fará uma palestra magna sobre o tema “A Importância da Educação Profissional na Cirurgia Bariátrica”.

Entre 2012 e 2017, o número de cirurgias bariátricas realizadas no país aumentou 46,7%. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), no ano passado foram realizadas 105,6 mil cirurgias no Brasil, número 5,6% maior que em 2016, quando cem mil brasileiros realizaram o procedimento no setor privado. “Esse aumento é resultado do alto índice de obesidade no país. Quase 20% da população brasileira está obesa e a obesidade cresceu 110% entre os jovens na última década”, destaca o cirurgião bariátrico Leonardo Vinhas, presidente do Simpósio e um dos diretores do NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade). Segundo o médico, diante do cenário, a necessidade de ter equipes multidisciplinares cada dia mais qualificadas para lidar com o paciente bariátrico foi fundamental para a escolha do tema central da quarta edição do evento.

Em Salvador, 19,9% da população está obesa e 53% dos moradores da capital baiana estão com excesso de peso, de acordo com a pesquisa Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2017, do Ministério da Saúde.

Benefícios – Além de reduzir o peso, melhorar a saúde em diversos aspectos e promover a qualidade de vida, a cirurgia bariátrica colabora com a recuperação da autoestima.

O tratamento cirúrgico é recomendado em casos específicos, quando o grau de obesidade ou de doenças associadas com risco de morbidade torna a cirurgia uma alternativa mais eficaz e resoluta. A cirurgia bariátrica promove a mudança de hábitos e a qualidade de vida do paciente com o objetivo de fazê-lo ter uma vida mais saudável e longa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), a maioria dos procedimentos é feito em pacientes entre 35 e 50 anos. A indicação cirúrgica pode ser feita, no entanto, dos 18 aos 65 anos. A população feminina representa cerca de 70% das cirurgias realizadas no Brasil.

A cirurgia bariátrica é bastante segura, mas apresenta riscos como qualquer procedimento cirúrgico. Cada caso precisa ser avaliado cuidadosamente. A análise do paciente envolve vários exames clínicos e laboratoriais. “É importante que o paciente esteja bem informado sobre o procedimento, o pré e o pós-operatório e os hábitos que terá que adotar após a cirurgia”, explica Leonardo Vinhas.

Sobre o NTCO

Com 17 anos de fundado, o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) atua no tratamento clínico e cirúrgico da obesidade e suas comorbidades. Como agente social na luta contra a doença, o NTCO conta com equipe multidisciplinar com cirurgiões, endocrinologista, oncologista, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, pneumologista, educador físico e fisioterapeuta, oferecendo todo suporte necessário para uma abordagem integral do paciente. A clínica é dirigida pelo cirurgião bariátrico, Erivaldo Alves, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

FOTO: DIVULGAÇÃO

 

Outras notícias

SAÚDE

Pontos de Cidadania ampliam acesso a direitos e fortalecem cuidado à população em situação de rua em Salvador

15 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Salvador sedia seminário franco-brasileiro que marca avanço histórico na atenção obstétrica com ampliação da analgesia d

15 de Dezembro de 2025

SAÚDE

Ame Pirajá realiza Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

15 de Dezembro de 2025

Ação promovida na unidade municipal administrada pelo INSV reforça a cultura de segurança, saúde e bem-estar dos profissionais

EDUCAÇÃO

Município de Ibirapuã, no extremo sul, ganha destaque na CBN Educa+ por fortalecimento da educação inclusiva

15 de Dezembro de 2025

O secretário Sérgio Mendes explicou como a gestão  enfrentou a defasagem escolar e nivelou o aprendizado dos estudantes, fazendo alcançar um dos 40 melhores IDEBs da Bahia.

CIDADE

Trânsito na Av. Tancredo Neves será alterado para avanço nas obras de viaduto

12 de Dezembro de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Lexa se emociona ao comentar indicação no Prêmio Multishow: “Estar de pé já é uma vitória” 11 de Dezembro de 2025

O Kanalha conquista prêmio e presta homenagem a Preta Gil: “Torcendo por mim” 10 de Dezembro de 2025