Campanha de vacinação animal inicia na próxima sexta-feira (20) em Salvador
FOTO:REPRODUÇÃO
Capital baiana adotará pelo segundo ano consecutivo sistema drive trhu para imunização de cães e gatos da cidade
Inicia na próxima sexta-feira (20) na capital baiana a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A ação será realizada de segunda a sexta-feira, das 08 às 14 horas, em 98 postos de saúde espalhados pela cidade, além disso, agentes de combate às endemias percorrerão as ruas dos bairros do município com a aplicação da vacina em pontos volantes e pontos fixos itinerantes em diversos bairros da cidade.
Salvador adotará pelo segundo ano consecutivo o sistema de drive trhu para imunização dos animais. O sistema onde os pets poderão ser imunizados sem descer dos veículos funcionará a partir de 21 de agosto, sempre aos sábados e domingos, das 08 às 16 horas, na UNIFTC, na Paralela.
“Fomos a primeira capital do país a adotar a imunização de animais no sistema drive trhu no ano passado e seguiremos com esse modelo também em 2021. Esse serviço funcionará em seis finais de semana para facilitar o acesso às doses por pessoas que trabalham durante os dias úteis. Aliado a isso, teremos outros 98 postos de saúde que oferecerão a vacina durante toda a semana e equipes volantes que percorrerão as ruas de diversas localidades da cidade”, destacou Leo Prates, secretário municipal da Saúde.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, cerca de 180 mil animais devem ser imunizados na estratégia. Para evitar a disseminação da Covid-19, o uso da máscara pelos tutores que levarem os bichos para imunização será obrigatória. Devem ser imunizados animais a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.
“A vacinação é a principal medida de prevenção da raiva, que é uma zoonose com quase 100% de letalidade. Por isso é importante que a população procure os postos. Nos últimos anos Salvador registrou casos confirmados de raiva em morcegos, com isso, os cães e gatos de estimação ficam vulneráveis ao contato”, explicou Danielle Dantas, veterinária do CCZ.
Outras notícias

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
