Instituto Oftalmológico da Bahia terá mutirão com atendimentos, exames e cirurgias gratuitas
Foto: Reprodução/ Assessoria
O Instituto Oftalmológico da Bahia (Ioba) vai promover, entre terça-feira (14) e sábado (18), a I Semana da Catarata, em Salvador. Com apoio do governo federal, a estratégia é voltada para idosos, que poderão realizar gratuitamente avaliação oftalmológica e exames, além de ter agendamento imediato para possíveis cirurgias.
O mutirão será realizado na sede do Ioba, situada na Avenida Fernandes da Cunha, 115, em Mares, na Cidade Baixa. Entre os dias 14 e 17 de setembro, haverá atendimento das 7h às 15h. Já no dia 18, os pacientes serão atendidos entre 7h e 11h.
De acordo com o instituto, a iniciativa tem como principal objetivo o diagnóstico de catarata, doença que pode ser inteiramente curada quando tratada adequadamente. Os atendimentos gratuitos ocorrem por custeio do SUS (Sistema Único de Saúde), financiado pelo Ministério da Saúde.
“Nossa prioridade é atender pacientes acima de 60 anos, que é a faixa etária em que a doença é mais comum, porém pacientes abaixo de 60 anos que já tenham diagnóstico médico da patologia também poderão ter acesso”, disse a médica oftalmologista e responsável técnica do Ioba, Simone Carvalho Hipólito.
Ao todo, serão 100 atendimentos diários. Ao longo dos cinco dias, a expectativa é de que 341 cirurgias para Correção da Catarata sejam agendadas. Além da avaliação médica, a ação propõe ainda a realização dos exames e o agendamento imediato de cirurgias, no caso de ser identificada a necessidade do procedimento operatório – também sem custos ao paciente.
Os interessados devem comparecer à clínica nos dias da ação. Qum tiver dúvidas podem obter esclarecimentos por meio do telefone (71) 3015-1536.
Outras notícias

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
