Combate ao Aedes: Prefeitura realiza entrega de capas para cobertura de caixas d’água em Salvador

FOTO: REPRODUÇÃO

 

 

Ações deflagradas pelo Centro de Controle de Zoonoses resultaram na redução de 96% dos casos das arboviroses na cidade em 2021

 

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, inicia a distribuição de capas para cobertura de caixas d’água na capital. Os materiais serão distribuídos pelos agentes de combate às endemias nas localidades da cidade onde há maior incidência de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Nesta terça-feira (19), os agentes de combate às endemias distribuirão o material na localidade de Pau da Lima, a partir das 8 horas. Os percorrerão as ruas do bairro com visitas casa a casa para verificar as residências que encontram-se com o local de armazenamento de água sem tampa.

De acordo com a diretora de Vigilância à Saúde de Salvador, Andréa Salvador, as caixas d’água destampadas estão entre os principais pontos dentro das residências que servem como criadouros do mosquito.

“A instalação da tela de proteção para a cobertura de caixas d'água representa uma medida eficaz para diminuir possíveis locais de criadouros. Na rotina das inspeções de rotina feita pelos agentes de combate às endemias, notamos que as caixas d’água são um dos principais pontos com focos do mosquito”, explicou Andréa Salvador.

Redução dos casos

Entre janeiro e outubro deste ano foram notificados 993 casos de dengue, zika e chikungunya, uma redução de 96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 24.113 ocorrências das arboviroses.

Mutirões e aplicação de inseticida

Conjuntamente com a ação de distribuição das capas para caixas d’água, essa semana contará também com os mutirões de limpeza com colaboração da população, na quarta (20) e quinta-feira (21) nos bairros da Estrada das Barreiras e Tancredo Neves, respectivamente.

As equipes do CCZ também intensificarão a aplicação de inseticida em cemitérios públicos e particulares, entre 18 a 22 de outubro. Além de tratar os canais de esgoto da cidade com larvicida biológico.

Outras notícias

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

SAÚDE

Centro de Saúde em Salvador realiza ações educativas sobre hepatites e câncer de cabeça e pescoço

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024