Saúde intensifica ações de assistência à população negra durante mês de novembro
FOTO: REPRODUÇÃO
Dados do IBGE de 2019 dão conta de que a população de Salvador é formada por 81,5% das pessoas declaradas negras que, historicamente, apresentam maior vulnerabilidade social e econômica.
De acordo com especialistas, isso acaba refletindo também numa menor expectativa de vida e maior susceptibilidade a doenças e agravos. Associado a isso, a pandemia do novo coronavírus trouxe, de maneira geral, ainda mais instabilidade social, consequentemente, com impactos à saúde dessa população.
Com o objetivo de analisar esse cenário de redução de casos da Covid-19 e os impactos na saúde da população preta e parda da capital baiana, bem como discutir o fortalecimento das políticas públicas voltadas para a população negra, a Secretaria Municipal da Saúde intensifica durante o próximo mês as ações do Novembro Negro.
Com o mote “Momento pós-pandemia. O que fazer daqui para frente?”, a mobilização ofertará durante todo o mês diversas atividades diárias em todos os distritos sanitários sobre o tema, além de atendimentos em saúde voltados ao público. Patologias como diabetes, hipertensão arterial, glaucoma e doença falciforme apresentam maior prevalência na população negra.
"É importante reconhecer que a maioria esmagadora da população soteropolitana é negra e precisamos cuidar das doenças que afligem com mais intensidade essa população, bem como combater o racismo de todas as formas, inclusive, o institucional. Por isso, a Saúde tomou a decisão estratégica de fazer ações efetivas durante todo o mês. Serão inúmeras atividades diárias de acolhimento, assistência e cuidado dessas pessoas que são a cara da nossa cidade”, afirmou Leo Prates, secretário municipal de saúde.
Novembro Azul
O público masculino também terá atendimento ampliado na rede de postos de saúde de Salvador no próximo mês. A ação que faz parte das atividades do ‘Novembro Azul’ tem como objetivo de alertar os homens para importância dos cuidados com a saúde, além de promover cuidados para diminuir os riscos para o câncer de próstata.
A programação completa com as ações do Novembro Negro e Azul serão divulgadas no decorrer do mês.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
