Castramóvel de Pau da Lima inicia retorno gradual da marcação presencial
Estratégia não contemplará o equipamento móvel do bairro de São Cristóvão
A partir desta segunda-feira (22) o Castramóvel de Pau da Lima inicia o retorno gradual da marcação presencial para realizar o procedimento. Em virtude da pandemia da Covid-19, o acesso ao serviço acontecia apenas através de agendamento via e-mail, com o avanço da vacinação, a Diretoria de Proteção Animal (DIPA) vai realizar a flexibilização.
A medida contemplará nesse primeiro momento, exclusivamente o Castramóvel de Pau da Lima, o equipamento móvel de São Cristóvão mantém os atendimentos via agendamento.
Para a marcação presencial serão ofertadas 10 vagas diárias, das 08h às 13h, o animal deve estar em jejum por 12h e o tutor deve apresentar os seguintes documentos: RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.
Com a nova mudança, o cronograma de atendimento no equipamento itinerante de Pau da Lima passa a seguir um escalonamento: serão promovidas as castrações caninas às terças e quintas e as felinas às segundas, quartas e sextas.
Por conta da pandemia, a recomendação é que compareça apenas o tutor e o animal para não gerar aglomeração. “A castração prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. O procedimento diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal”, explicou Tainara Ferreira, diretora da Diretoria de Proteção Animal da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
