Vacinação contra Covid-19 avança e Salvador se aproxima da marca de 5 milhões de doses aplicadas

 

 

A capital baiana está prestes a atingir a significativa marca de 5 milhões de doses aplicadas contra a Covid-19, após um ano do início da vacinação. Até esta sexta-feira (21) 4,8 milhões de doses, entre primeira, segunda e dose de reforço – foram operacionalizadas nos locais de vacinação do município.

 

Outro destaque nos indicadores da vacinação em Salvador é a quantidade de doses de reforço que somam 677. 837, atingindo o percentual de 34% da população com ciclo completo. No que tange aos quesitos de raça/cor, 64% dos imunizados são pretos ou pardos; 11% brancos; 2% amarelos; e 23% não informaram.

 

À frente da pasta da saúde municipal desde julho de 2019, Leo Prates atribui o avanço da vacinação contra a Covid-19 em Salvador ao comprometimento e organização das equipes multidisciplinares envolvidas, vez que desde o início da pandemia são reunidos esforços diários para antecipação das questões inúmeras que envolve o desafiador processo de imunização de uma capital do porte de Salvador.

 

“Quando a OMS declarou a pandemia da Covid-19 fazia pouco mais de seis meses que havia assumido a Secretaria Municipal da Saúde. Dei a minha palavra ao prefeito Bruno Reis de que honraria o posto a mim confiado, e hoje com tantos desafios, percalços, altos e baixos, estamos muito perto de chegar a mais de 5 milhões de doses em benefício dos/as soteropolitanos/as”, celebra o gestor, completando que “diante de tantas dificuldades, temos sim motivo para comemorar, pois esses números mostram claramente o quanto nossas pessoas são comprometidas, e a eficiência de uma equipe incansável que não mede esforços para fazer de Salvador a capital nacional da vacinação. Temos sim de ter orgulho do trabalho que a Prefeitura vem realizando para amenizar os danos incalculáveis que a pandemia infelizmente acarreta”, afirma.

 

Faltosos

 

Apesar do índice elevado de doses aplicadas, o número de faltosos preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Conforme dados atualizados, o quantitativo total de cadastrados não vacinados com a 1ª dose, na faixa etária de 12 a 17 anos é de 15.393 mil. Já os/as cadastrados não vacinados com a 1ª dose, entre 18 anos ou mais, é de 14.827 mil. Enquanto os/as atrasados com a 2ª dose chegam a 202.513 mil. No que diz respeito aos negligentes com a dose de reforço, na faixa etária de 18 anos ou mais, o índice é alarmante: 461.298 mil.

 

Prates faz um apelo para que a população siga se vacinando. “Os índices de faltosos é ainda considerado muito acima do aceitável, principalmente com a dose de reforço. Pedimos que a população soteropolitana não negligencie à própria vida e a do outro, e compareça a um dos postos para se vacinar. Ampliamos a estrutura, os equipamentos e facilitamos de todas as formas para garantir uma Salvador cada vez mais segura, compareçam e adiantem o lado de vocês! ”, convoca.

Outras notícias

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

EDUCAÇÃO

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio

07 de Agosto de 2025

Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024