Castramóvel prossegue com atendimentos no Parque da Cidade
O Castramóvel, serviço itinerante gratuito de castração de cães e gatos, prossegue com atendimento à população do bairro do Itaigara e adjacências. O equipamento, instalado desde o último dia 6, prossegue com os acolhimentos no estacionamento do Parque da Cidade, localizado na Avenida ACM, até o dia 5 de agosto.
Na manhã desta quarta-feira (29), o movimento era grande, apesar da chuva na capital soteropolitana. Até às 10h30, estavam previstas pouco mais de 50 castrações de cães e gatos para o dia de hoje. De acordo com a diretora de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Michele Holanda, o Parque da Cidade foi escolhido pela boa localização e a intenção é atender à demanda dos moradores de bairros do entorno, como Santa Cruz, Nordeste de Amaralina, Itaigara e Pituba.
A auxiliar de serviços gerais Gabriela dos Santos, de 35 anos, que é moradora da região e ajuda a cuidar de uma colônia na comunidade da Nova República, elogiou a iniciativa de ter o Castramóvel em um local próximo. Ela contou que há muitos gatos na localidade e o serviço tem sido fundamental para a castração dos bichanos.
A pedagoga Renata Lemos, de 49 anos, mora em Sussuarana e também colabora no cuidado com gatos de rua. Ela ressaltou que a castração evita a reprodução dos animais. “Hoje eu trouxe três para cadastrar, mas já cheguei a trazer seis animais em um dia”.
Acesso – Diariamente, são realizados cerca de 30 procedimentos. Desse total, dez são ofertados para marcação presencial, de segunda a sexta, das 8h às 10h. As demais vagas podem ser agendadas no e-mail [email protected] ou presencialmente nos postos de saúde da rede municipal. Basta enviar RG e CPF do tutor, comprovante de residência de Salvador, cartão do SUS e cartão de vacina antirrábica do animal atualizada.
No dia agendado é realizada a triagem do animal e, caso esteja tudo em ordem com a saúde, a castração é feita em seguida. O outro Castramóvel permanece estacionado no Centro Social Urbano (CSU) de Pernambués.
Controle – A castração é um procedimento que beneficia a saúde do pet. Ela prolonga a vida do animal e faz o controle populacional. Previne doenças como tumores, a exemplo do câncer de mama nas cadelas ou gatas. A intervenção diminui também a demarcação de território e, em muitos casos, reduz a agressividade do animal.
Outras notícias

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Tainara Ferreira comenta ataques a Lucas Pizane e critica silenciamento de homens vítimas de assédio
07 de Agosto de 2025Coautora do livro 'O Futuro das Novas Masculinidades', especialista explicou em vídeo sobre os impactos desses atos na sociedade, independente do gênero.

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
