Saúde realiza XII Semana de Mobilização de Doença Falciforme nesta terça (8)

A Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) através do Programa Municipal de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme, promove na próxima terça-feira (08) a partir das 14h, a XII Semana de Mobilização de Doença Falciforme, na Faculdade Estácio – Campus Gilberto Gil, no Stiep.

O Programa de Atenção às Pessoas com Doença Falciforme visa estruturar a assistência, promover e implementar ações que garantam o cuidado integral dos pacientes com a doença.
“Necessitamos reforçar estas ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. O paciente necessita de identificação, acompanhamento multidisciplinar e multiprofissional precoce para que possamos reduzir cada vez mais o índice de mortalidade”, declara o secretário de saúde, Decio Martins.

O evento tem como público-alvo os profissionais dos Distritos Sanitários, da Atenção Primária, dos Ambulatórios Especializados em Doença Falciforme, os Centros de Especialidades Odontológicas, Centros de Atenção Psicossocial da rede municipal, bem como usuários, estudantes e residentes interessados na temática.

Importância da ação

O evento tem como tema “Qualificando e tecendo a produção do cuidado em Doença Falciforme”, considerando que promover o acesso ao conhecimento e a informação ajuda a população a entender a doença e buscar os devidos cuidados. As manifestações clínicas da doença ocorrem a partir do primeiro ano e estendem-se por toda a vida.
Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), a doença falciforme é mais prevalente (mas não exclusiva) em pretos e pardos (negros). Para auxílios e cuidados a este público, além da estrutura da rede de atenção básica, a Saúde de Salvador conta com 2 ambulatórios municipais que estão no Multicentro Carlos Gomes e no Multicentro Vale das Pedrinhas e atualmente atendem cerca de 2 mil pacientes.

Confira a programação

13h30 – Recepção.
14h – Mesa de abertura.
14h30 – Qualidade dos dados sobre Doença Falciforme na Bahia – Palestrante: Jessy Loyal.
15h – Aspectos antropológicos e de Saúde Pública na DF – Palestrante: Altair Lira.
15h30h – Impacto psicossociais do Diagnóstico da Doença Falciforme na Família – Palestrante: Elza Margareth Silva Almeida.
16h – Discussão e perguntas.
17h – Encerramento.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024