Saúde realiza mobilização de exame para detecção de doenças pulmonares

A partir desta segunda-feira (12) até a sexta (16), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está oferecendo o exame de espirometria, importante aliado para avaliar e detectar doenças pulmonares, no Multicentro Carlos Gomes, das 8h às 17h.  O serviço será exclusivamente por agendamento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), mediante requerimento médico, documento oficial e Cartão SUS de Salvador.

As principais indicações para realização do exame são o rastreio de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) em tabagistas com mais de 40 anos; pré-operatório de cirurgia de ressecção pulmonar; identificação do acometimento pulmonar em doenças sistêmicas e avaliação de paraefeitos pulmonares por drogas. A ação é em parceria com a Boehringer Ingelheim (Projeto Abraçar). 

O titular da pasta, Decio Martins, destaca que o reforço nos procedimentos preventivos visa promover ao soteropolitanos a condição de cuidar melhor da saúde. “Boa parte das doenças graves que afetam as pessoas podem ser evitadas se o paciente buscar os serviços de saúde, como consultas e exames. É com esse entendimento que cada vez mais avançamos em disponibilizar os procedimentos necessários para os cuidados com a saúde”. 

A coordenadora da Atenção Especializada à Saúde, Flora Miguez, explica que a espirometria é imprescindível para diagnosticar patologias capazes de comprometer a saúde dos pulmões. “Durante o procedimento é possível determinar se o volume de ar inspirado é suficiente no organismo do paciente, ou se existe algum fator problemático na respiração. Uma série de agravos pode ser detectada para o tratamento precoce”, alerta.  

Exame – A espirometria é um exame não invasivo, indolor e que verifica a condição pulmonar do paciente, contando com a colaboração do mesmo na realização do procedimento, através da respiração em um bocal descartável. O aparelho utilizado é chamado de espirômetro que fornece dados precisos nos testes de função pulmonar e é acompanhado de uma cabine de biossegurança projetada para proteger os pacientes e técnicos em função do alto risco de contágio por Covid-19. A cabine é equipada com dois filtros microbiológicos de alta capacidade que permitem higienização e desinfecção de forma prática.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024