Benigna e a "pureza"
Ocorreu ontem, no sertão do Cariri-CE, a cerimônia de beatificação de Benigna Cardoso da Silva, menina que, aos treze anos, foi assassinada a golpes de facão por resistir a uma tentativa de estupro em 1941. Normalmente, a beatificação ocorre após o reconhecimento oficial do Vaticano de um milagre atribuído a determinada pessoa. Após o segundo milagre comprovado, dá-se a canonização e a pessoa é considerada santa. Porém, no caso de Benigna, não há ainda a comprovação oficial de um milagre, mas o fato dela ser considerada uma mártir por ter morrido defendendo sua castidade, sua pureza. Foi-lhe atribuída a alcunha de Heroína da Castidade.
Será que, naquele momento de violência, Benigna realmente pensou que precisava a qualquer custo se manter casta aos olhos do Senhor? Ou ela quis simplesmente se livrar daquele cabra seboso que a estava molestando? E, caso ela não tivesse reagido, como acontece a milhões de outras crianças, subjugadas pela relação de poder presente nesses casos, ela teria se tornado menos pura?
Vejo nesta história a perpetuação de um discurso machista, patriarcal, que oprime a sexualidade feminina, que vincula o rompimento de uma membrana vaginal a um estado de "impureza", que nega à mulher o direito à propriedade do seu corpo, do seu desejo. É certo que a repressão sexual, que a visão do prazer sexual como um ato condenável, característica do cristianismo, não se restringe ao feminino. Entretanto, a situação é incomparavelmente mais grave em relação às mulheres.
O crescimento do culto à, agora, Beata Benigna deve ser fruto de muitas graças alcançadas, ainda não reconhecidas oficialmente. Não me cabe questionar estes atos de fé. Contudo, a decisão do Vaticano de enaltecer seu martírio em nome da "pureza" não é benigna para o avanço rumo à igualdade de existência das mulheres.
Por: Kleber Moitinho
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
