Circuitos do Carnaval terão iluminação 100% em LED

A edição 2023 da maior festa de rua do planeta contará com iluminação em LED em todos os circuitos da folia. A iniciativa direcionada ao Carnaval, promovida pela Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Dsip/Semop), segue a tendência implementada pela Prefeitura, que já substituiu a totalidade das lâmpadas de sódio em 100% dos bairros da capital pela nova tecnologia, que além de garantir maior eficácia, também reduz os custos da operação. 

Para a folia, a distribuição será setorizada, num total de 4.790 projetores, sendo que, desses, cerca de 2 mil serão instalados em vias transversais. No Circuito Dodô (Barra-Ondina) estão sendo instalados 2.264 projetores, em um projeto que contempla 75 trechos de acesso, além do circuito. 

No Circuito Osmar (Centro), 2.347 projetores garantirão segurança e melhor visualização da festa aos foliões, com ação em 92 vias do centro da cidade. Para o Carnaval de bairros, Piatã contará com 25 projetores, enquanto o Nordeste de Amaralina terá 73, e 20 luminárias em Itapuã. Serão ainda 25 peças instaladas em Cajazeiras; 20 na Boca do Rio, e 16 em Pau da Lima. 

O novo diretor da Dsip/Semop, Ângelo Magalhães, explica que a inovação visa garantir uma festa mais segura sem esquecer as necessidades econômicas e ambientais. “Faremos o Carnaval mais iluminado da história, proporcionando aos foliões uma festa totalmente em LED, com uma iluminação mais uniforme e eficiente, com redução estimada de 60% no consumo.  Em resumo, vamos utilizar o que há de melhor e mais moderno no mercado, consumindo menos e de forma mais sustentável, já que as lâmpadas em LED também contribuem com a redução da emissão de CO2, afirmou. 

O gestor lembra ainda que a capital baiana é referência no país, sendo a primeira capital do Brasil que atingiu 100% da modernização da iluminação, com recursos próprios. “Agora, faremos a maior festa de rua do mundo com as luzes integralmente modernizadas. Não tenho dúvidas de que será lindo”, completa. 

Manutenção – O trabalho de manutenção ocorrerá por meio de rondas específicas, atuando em dois turnos, abrangendo as passarelas dos circuitos e todo entorno da festa, durante 24 horas. Cerca de 150 técnicos atuarão no Carnaval entre colaboradores da Dsip e contratados. No turno da noite, o serviço funcionará das 17h às 6h. 

Em caso de problemas, a Dsip possui uma equipe responsável por identificar os problemas, sendo emergencial ou de urgência. Caso não seja necessário realizar a manutenção convencional, será feita uma programação pela equipe do dia seguinte, que atua das 6h às 17h, e tem, dentre outras atribuições, a função de acompanhar ações para garantir a execução do serviço.

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024