Prefeitura conhece programa da Cruz Vermelha sobre acesso seguro aos serviços públicos

Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria de Promoção Social Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e o Escritório de Cooperação Internacional do Salvador (ECI) promoveram um encontro com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV). A ação aconteceu na sede da Sempre, no Comércio. 

Na ocasião, a instituição apresentou o Programa Acesso Mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS), com o objetivo de definir os setores prioritários que possam receber a implementação do plano de ação em órgãos da prefeitura, a exemplo da própria Sempre e as secretarias de Saúde, Educação, Reparação, Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, além das Prefeituras-Bairro.

A iniciativa consiste no compartilhamento de uma metodologia, baseada em protocolos de segurança e na Norma Internacional da Gestão de Risco, a fim de mitigar e prevenir as consequências da violência nos equipamentos públicos. O CICV desenvolve programas específicos e adaptados às necessidades locais e à estrutura de cada órgão público.

“Estamos trazendo a metodologia e a expertise do Programa de Acesso mais Seguro para Serviços Públicos Essenciais (AMS), que já foi adotado em diversas cidades como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Florianópolis e Fortaleza. A ideia é avaliar o cenário e definir as estratégias de implementação, visando promover ambientes seguros e fortalecer a resiliência dos servidores. Vamos entender, identificar, construir um mapa de risco e fortalecer os vínculos com a comunidade. Agradeço a toda equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha que trouxe o conhecimento às autoridades públicas de forma voluntária e gratuita e a todos os envolvidos nesta ação”, disse a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos.

Ressaltando o que já vem sendo realizado pela Gerência de Gestão do Sistema Único de Assistência Social da Sempre, através de um Procedimento Operacional Padrão (POP) para o cuidado com os profissionais, o gestor da pasta, Junior Magalhães, destacou que a metodologia apresentada pelo CICV é importante, principalmente, para aprimorar os processos já existentes de identificação das realidades e necessidades de cada serviço. “Não existe solução genérica para todos os equipamentos. Cada território tem sua característica e precisa ser considerado em sua mais plena especificidade”, pontuou.  

Próximas atividades – Nesta terça-feira (7), os representantes dos órgãos municipais, junto com a equipe do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, participarão de visitas técnicas em unidades de atendimento à população na região do bairro de São Cristóvão, para conhecer a dinâmica de funcionamento dos locais. Os equipamentos serão o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Escola Municipal e a Unidade de Saúde da Família de São Cristóvão.

No dia seguinte (8), representantes das secretarias e demais órgãos municipais retornarão para novo encontro, no auditório da Sempre, no Comércio, dando prosseguimento às tratativas sobre o projeto.

 

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024