Saúde participa de simulado da Operação Chuva 2023 no bairro de Sete de Abril
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participou do simulado de evacuação no bairro de Sete de Abril, neste sábado (11). A mobilização integra o plano de ações preventivas da Operação Chuva 2023 da Defesa Civil de Salvador (Codesal).
Durante a atividade, os moradores das comunidades da Mangueira e de Olaria foram orientados a deixar suas casas após aviso sonoro, que alerta sobre riscos de deslizamentos de terra, e se dirigir para alojamentos, onde foram recepcionados por profissionais do serviço de assistência social do município, simulando uma situação real.
A vice-prefeita da capital e secretária da saúde, Ana Paula Matos, acompanhou a ação e reafirmou o compromisso da pasta. “Estamos trabalhando para entender os riscos, a gravidade, tratar e garantir as vidas. Existe um comprometimento coletivo de gestão para criar políticas públicas, estrutura e organização para garantir que o evento não aconteça, mas se tiver perto de acontecer, a gente vai saber o que fazer. Este trabalho do simulado é importante, pois testa o fluxo e organiza os processos; é a realidade que a gente tem que fazer acontecer: a da prevenção. Assistência Social não se faz sozinha, Codesal não faz sozinha, saúde não faz sozinha e a educação faz parte deste processo.“, avaliou a gestora.
”Foi uma construção coletiva. Pensamos como poderíamos contribuir e acolher, efetivamente, estas pessoas no antes, durante e depois destes eventos. Diante disso, colocamos a imunização como um dos pilares de prevenção dentro da Operação Chuva. A atualização vacinal ou a necessidade de uma vacina de emergência, como a do tétano, é extremamente importante fazer com certa antecedência, uma vez que existe o risco de ferimentos dos munícipes e até mesmo a nossa equipe durante o desalojamento. A nossa intenção é esta: trabalhar com a prevenção, porque caso ocorra, os riscos serão menores se todos estiverem imunizados.”, destacou a Diretora de Vigilância à Saúde, Andrea Salvador.
Segundo o Diretor da Defesa Civil, Sosthenes Macêdo, a Operação Chuva 2023 tem contado com a participação proativa das comunidades. Ao findar as atividades saímos com a sensação de dever cumprido e a certeza de que essas pessoas serão multiplicadoras de conhecimento e vão atuar preventivamente caso necessário”., concluiu.
Além de intensificar a campanha de imunização, serão realizadas atividades de combate às arboviroses e leptospirose, ações educativas, de boas práticas, monitoramento da água e alojamentos, vacinação antirrábica e a capacitação das equipes envolvidas na Operação Chuva 2023.
Outras notícias

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades
11 de Agosto de 2025

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade
07 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
