CCZ inspeciona mais de 4 mil estabelecimentos em combate ao Aedes aegypti

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) divulgou, nesta terça-feira (21), o balanço da Operação Verão sem Mosquito 2022/2023. Na ocasião, os agentes vistoriaram 4.203 pontos em Salvador, dentre colônias de pescadores, estações do metrô, espaços de matrizes africanas, praças, terminais rodoviários, estações transbordo, zonas eleitorais, cemitérios, órgãos públicos, estabelecimentos de saúde e todos os locais do circuito do Carnaval.

 

As inspeções têm como intuito a eliminação dos focos e criadouros do mosquito Aedes Aegypti, evitando assim o registro dos casos das arboviroses. A subgerente do CCZ, Cristina Guimarães, ressalta a importância da continuidade da ação de combate ao inseto.

 

“O objetivo é sempre deixar o ambiente na melhor condição possível que impeça a formação de criadouros do Aedes. Nas localidades onde foram registradas pessoas com dengue, zika ou chikungunya, os agentes realizam o bloqueio espacial com aplicação de inseticida. Além disso, o CCZ realiza um trabalho de conscientização, com a utilização de materiais educativos para alertar a população sobre os riscos à saúde devido à presença do mosquito, e forma de eliminá-los”, declara.

 

O alerta permanece para este período do outono/inverno, que também pode ser favorável à proliferação do mosquito, devido ao período chuvoso. Por isso, toda a população precisa evitar o armazenamento inadequado de água e realizar um trabalho em conjunto com os agentes. O uso do repelente também é indicado nesse período.

 

 

Outras notícias

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo

12 de Agosto de 2025

CIDADE

Cardeal da Silva anuncia implantação de 20 casas populares em parceria com o Ministério das Cidades

11 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Samuel Jr. fala em “ditadura do Judiciário” após prisão domiciliar de Bolsonaro e cobra reação da sociedade

07 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024