Prefeitura ultrapassa 10 mil castrações de cães e gatos no primeiro semestre deste ano
De janeiro a 30 de junho deste ano, 10.095 cães e gatos foram castrados de forma prática e gratuita pelo Castramóvel, serviço disponibilizado pela Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis). A estrutura atua em pontos estratégicos da cidade, de forma itinerante e também por meio de clínicas conveniadas, com o intuito de colaborar com a saúde pública, auxiliando no controle populacional dos bichos.
Entre os animais castrados nesse primeiro semestre, 2.885 foram caninos e 7.210, felinos. O número de castrações desse semestre é um pouco maior que o do semestre passado, quando foram registrados 9.975 procedimentos do tipo, atendendo a 2.529 caninos e 7.446 felinos.
Para a titular da Secis, Marcelle Moraes, os dados expressivos demonstram o compromisso da Prefeitura com os animais em Salvador. “Através da Secis, promovemos o controle animal de forma segura e garantimos, assim, a diminuição da população de animais em situação de abandono. A castração é um procedimento relativamente simples, que se reverte em uma série de benefícios para suas vidas, com mais qualidade e tranquilidade para os tutores. Então, seguiremos disponibilizando o Castramóvel por todos os lugares da cidade durante todo o ano, e assegurando mais animais castrados e livres de doenças”, afirma.
Controle populacional – Em geral, o número de felinos castrados é maior que o de caninos. De acordo com a titular da Diretoria de Bem-Estar e Proteção Animal da Secis, Michelle Holanda, a quantidade de cio das gatas é maior que a das cadelas, consequentemente a população de gatos acaba sendo maior. Enquanto o cio das cadelas ocorre a cada seis meses, nos gatos esse cio ocorre a cada dois meses.
O serviço de castração ajuda a reduzir os casos de abandono desses bichos, funciona como a forma mais efetiva de controle populacional de animais de rua e ajuda a erradicar doenças transmissíveis entre os animais e os seres humanos. Além disso, o procedimento reduz as chances de desenvolvimento de doenças hormonais nos animais, implicando na necessidade de remoção dos testículos, ovários e útero.
Onde encontrar – As castrações gratuitas seguem sendo realizadas nas duas unidades móveis. Uma delas está atendendo de segunda a sexta-feira no Estacionamento do Shopping da Bahia e a previsão é que permaneça no local até o dia 1º de setembro. A outra unidade, o ônibus adaptado, está atendendo no bairro de Stella Maris até esta quarta-feira (5) e, em seguida, aportará no Jardim Botânico da cidade, no bairro de São Marcos.
As unidades móveis realizam o atendimento tanto por agendamento presencial como on-line, através do e-mail agendamento.dipa@ gmail. com. As clínicas conveniadas Centervet (Graça) e Quatro Patas (Bonfim) também realizam o procedimento, mas apenas por meio de agendamento, que pode ser feito pelo mesmo e-mail da Dipa.
Condições – Para fazer o procedimento é necessário que o animal esteja em jejum de 10 a 12 horas seguidas, rigorosamente, incluindo água, devido à anestesia. Os documentos necessários são o RG e CPF do tutor, Cartão SUS, comprovante de residência com endereço em Salvador e cartão de vacina antirrábica atualizado do animal.
Desde 2013, a Prefeitura disponibiliza o serviço de castração gratuita em Salvador e em 2020 o serviço foi ampliado, passando a ser ofertado em mais uma unidade móvel (do ônibus adaptado) e nas clínicas conveniadas.