Prefeitura e Unesco promovem debate sobre dimensão social e vulnerabilidades em áreas centrais na próxima terça (18)
Na próxima terça-feira (18) ocorrerá mais a terceira edição do ciclo de debates realizado em parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O encontro, intitulado "Dimensão Social e Vulnerabilidades em Áreas Centrais", terá início às 14h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, localizado na Praça Municipal.
Uma das convidadas é a advogada e professora da FGV Direito São Paulo, Mariana Chiesa, que coordena a área de Parcerias de Impacto Social e Regularização Urbana da Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados na Cidade de São Paulo, que falará sobre o tema “Dimensão social e vulnerabilidades nas cidades brasileiras”. Em seguida, a psicóloga e assistente de Desenvolvimento de Projetos e Articulação Institucional do Projeto Axé, Ângela Maria Gonçalves, falará sobre “Atuação do Projeto Axé com a população vulnerável de Salvador”.
Para a anfitriã deste terceiro encontro, a advogada e secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, “é um desafio pensar na cidade a partir da relação entre mulher, cidade e desenvolvimento, especialmente quando essa perspectiva social envolve a vulnerabilidade feminina e o direito à cidade".
Debates – Desde o início de julho, sempre às terças-feiras, a Prefeitura e a Unesco têm promovido debates sobre áreas específicas da cidade, como o Centro Histórico e o bairro do Comércio, com o objetivo de refletir sobre ações para revitalizar essas regiões. Os encontros são abertos ao público e contam com a participação de comerciantes locais, líderes comunitários e representantes de diversos grupos relacionados ao Centro Histórico.
Essa iniciativa faz parte da criação recente do Distrito Cultural do Centro Histórico e Comércio, em 27 de abril deste ano, e está alinhada ao encerramento do projeto de Cooperação Técnica Internacional entre a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) e a Representação da Unesco no Brasil, intitulado "Instrumentos e Estratégias para o Desenvolvimento Sustentável do Centro Antigo de Salvador".
Durante o mês, já foram discutidos temas como "Reabilitação Urbana" e "Habitação em Áreas Centrais", sendo que este último contou com a participação do músico Carlinhos Brown. Após o próximo debate na terça-feira, encerrando o ciclo, o tema será "Cidades e Cultura", no dia 25.