Mães e especialistas debatem a Síndrome de Down em encontro na Sempre nesta terça (18)
A Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) retoma o Ciclo de Palestras Inclusivas, na manhã desta terça-feira (18), às 8h30, na sede do órgão, no Comércio. O evento, denominado Narrativas de Mães, vai debater o tema Síndrome de Down e é aberto para mulheres e presidentes de associações vinculadas ao tema.
Na ocasião, serão realizadas as palestras “Mas ele não é mesmo a sua cara?”, com Lívia Borges, da Ser Down; “Os Desafios da Adolescência”, com Dira Ramos, da T21 Unidos pelo Amor; “Do filho idealizado ao filho real”, com Carla Reis; e “O filho com Síndrome de Down e o sentido da inclusão no contexto da exclusão”, com Cláudia Carla Rêgo, da Apae Salvador.
A diretora de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) da Sempre, Daiane Pina, destaca que é sempre importante falar sobre o tema com pessoas que lidam com essas questões no dia a dia. Este é o terceiro encontro do ciclo de palestras, que ainda receberão mães com filhos portadores de deficiência visual e auditiva, paralisia cerebral e deficiências múltiplas. Nas duas edições anteriores, foram abordados o autismo e a microcefalia.
“Sempre temos nas mesas as mães que têm filhos com essas deficiências e, no final do ano, vamos transformar essa sequência de palestras em um livro, com as cartas das mulheres palestrantes falando das suas experiências, e que deve ser lançado no final do ano. Este projeto se chamará Narrativas de Mães – Cartas para Elas, com essas cartas para outras mães que estão passando pela descoberta do diagnóstico, ou da deficiência, ou na espera desse filho”, explica.