GCM registra aumento no número de resgate de animais no primeiro semestre de 2023
A Guarda Civil Municipal (GCM), através do Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa), registrou um aumento no número de animais resgatados em Salvador no primeiro semestre do ano. De janeiro a junho, foram 957 animais, contra 846 resgates realizados no mesmo período o ano passado. Entre os animais, destacam-se serpentes (73), sariguês (43), tenébrios gigantes / besouros (350), ovos de tartarugas (216) e um canário belga.
De acordo com o supervisor do Gepa, Robson Pires, o aumento foi significativo em decorrência de apreensões e resgate de filhotes de tartarugas marinhas. “Este serviço de resgate de animais silvestres em Salvador é de fundamental importância para o município, pois Salvador é uma zona urbana que possui ainda quase 30% de ecossistema de Mata Atlântica e uma parte de dunas e restingas, além de um rico ecossistema costeiro. Isso permite que ainda exista uma fauna silvestre e sinantrópica (seres que conseguem viver junto ao homem) muito rica, inclusive com espécies endêmicas na cidade. Por isso, nossa atuação visa preservar e proteger essa fauna”.
Educação ambiental – Além do resgate de animais, os guardas também promovem um trabalho de educação ambiental contínua em instituições públicas e privadas da cidade. “O objetivo é levar essas informações sobre a importância da preservação das espécies. Essa ação tem ajudado a sensibilizar todos aqueles que assistem as palestras, mudando conceitos e quebrando velhos paradigmas em relação à proteção do meio ambiente”.
Somente em 2022, mais de 90 entidades foram atendidas, com mais de dez mil alunos alcançados, que tiveram a oportunidade de conhecer e descobrir as espécies de animais que existem em Salvador e instruções de como proceder caso seja encontrado um animal silvestre. “Esse serviço é a contribuição da GCM de Salvador para a preservação do meio ambiente do município para a atual e futuras gerações”.
O Gepa conta com 42 agentes capacitados nas áreas de resgate, fiscalização e educação ambiental. No caso das palestras, as instituições de ensino que tiverem interesse podem fazer a solicitação através do e-mail gabinete.gms@ salvador. ba. gov. br .
Formação de guardas civis do interior – A GCM Salvador possui ainda, dentro do Programa de Educação Ambiental, um curso de formação de unidades ambientais nas GCMs do interior da Bahia. “Hoje o estado conta com mais de 150 guardas municipais, e a ideia é criar estas unidades ambientais em nível estadual, fortalecendo assim a rede de proteção ambiental em toda Bahia”, conta o supervisor do Gepa.
O curso, com duração de 44h, é ministrado por agentes do grupamento, todos com nível superior em Agronomia, Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, e com pós-graduação também na área de meio ambiente. Entre as matérias ministradas pelos agentes estão Ecologia, Direito Ambiental, Biomas Brasileiros, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Licenciamento Ambiental. Os guardas também aprendem o papel da GCM na proteção do meio ambiente, além de técnicas de resgate e manejo de animais silvestres.
Denúncias – Em caso de denúncias ou solicitação de algum resgate do animal silvestre, a população deve entrar em contato com a Central de Operação da GCM, que funciona pelo telefone (71) 3202-5312 ou 5313.
Reportagem: Ana Virgínia Vilalva/Secom PMS