Campanha de Vacinação Antirrábica deve vacinar 249 mil cães e gatos em Salvador

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou, na segunda-feira (31), mais uma edição da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal de Salvador. O foco da mobilização, que acontecerá até o dia 8 de setembro, tem como tema “Proteja seu Amiguinho com uma Dose de Amor” e visa oportunizar e garantir acesso à dose através da oferta em pontos estratégicos da capital baiana para evitar o contágio da raiva entre animais. A meta é imunizar 249 mil caninos e felinos na cidade.

A estratégia de intensificação tem como objetivo proteger os cães e gatos a partir de três meses de idade, e conta com mais de 90 locais de imunização pela cidade. Ao longo do mês, estão sendo disponibilizados pontos itinerantes, drive-thru, pontos fixos em centros comerciais com grande circulação, além das 100 salas de vacina nos postos de saúde.

No ponto itinerante do Engenho Velho da Federação, o autônomo Emerson Son, de 42 anos, levou o cão pinscher Tico para vacinar. “Fiquei sabendo da ação mais cedo, quando passei com minha esposa, aí aproveitei e fui pegar Tico para vacinar. É uma maravilha poder proteger a ele, a nós e as outras pessoas”.

Já a manicure Cláudia Lima, de 40 anos, ficou sabendo da iniciativa através de uma vizinha. Ela levou a também pinscher Belinha, de dois anos, para vacinar. “Assim que vi, corri pra buscar Belinha. Essa vacina é importante para a saúde dela.”.

“Mudamos a estratégia em 2023, com mais duplas itinerantes na cidade e vacinação também nas unidades de saúde. A raiva é uma zoonose que pode causar letalidade e, a partir do momento em que o tutor vacina o animal, ele protege não só o seu cão ou gato, mas também a família, a comunidade. A população tem que ter a consciência que é uma corresponsabilidade, é o município ofertando a vacina e a população indo aos postos”, ressalta a chefe do Setor de Raiva e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), Danielle Dantas.

Locais de vacinação e orientações – A lista de postos itinerantes e unidades de saúde que aplicam a vacina antirrábica pode ser conferida no site www.saude.salvador.ba.gov.br. Nas unidades de saúde, a vacinação acontece sempre de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h.

O sistema drive-thru e os pontos fixos em centros comerciais serão iniciados neste sábado (5) e domingo (6). Serão cinco shoppings e uma instituição de ensino superior envolvidas. A divulgação com endereço e horários será realizada em breve.

Para o sistema drive-thru, os tutores devem levar seus animais dentro do carro, com coleira e guia, ou em caixas apropriadas para evitar fugas e acidentes. O ideal é que, além do condutor do veículo, tenha uma pessoa para conter o animal durante a vacinação

Os animais não devem ser vacinados pela janela, tendo a porta do carona ou traseira aberta para a realização da imunização. A vacinação de cães de grande porte deve ser realizada fora do veículo para a segurança do vacinador e do tutor. Nesses animais é aconselhável o uso de focinheira

 

Outras notícias

CIDADE

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador

18 de Agosto de 2025

CIDADE

Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista

18 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável

15 de Agosto de 2025

POLÍTICA

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador

14 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024