Prefeitura leva serviços de Saúde e CadÚnico para recicladores na segunda (4)
Para garantir a segurança da saúde de recicladores atuantes nas festas populares e no Carnaval de Salvador, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará uma mobilização inédita com serviços para este público. A ação começa nesta segunda-feira (4), das 7h30 às 15h, na Cooperbrava – Cooperativa dos Recicladores da Unidade de Canabrava, na Rua Artêmio Castro Valente, s/n, em São Marcos.
A iniciativa oferecerá vacinas do Calendário Básico, como Hepatite B, dT (contra o tétano), Febre Amarela e Tríplice Viral, bem como Influenza e reforço Bivalente contra Covid-19. O público também terá acesso à testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (HIV, hepatites e sífilis); atendimento médico e odontológico com palestras sobre escovação e cuidados bucais.
A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria Promoção Social, Combate à pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), que vai disponibilizar atualização do Cadastro Único (CadÚnico) aos trabalhadores-alvo da mobilização. A Saúde do Trabalhador também estará na atividade através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) para orientar sobre acidentes de trabalho.
De acordo com a vice-prefeita e titular da pasta, Ana Paula Matos, a expectativa é que mais de 350 recicladores sejam beneficiados com a ação. “Com a aproximação das festas populares e do nosso Carnaval, estamos priorizando os cuidados com quem contribui de forma significativa com essas celebrações. O trabalho deles é essencial para o equilíbrio do ordenamento público e do meio ambiente, sendo assim não poderíamos deixar de assistir a essa parte da população para garantir-lhes todo o cuidado e zelo com a saúde”.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães afirmou que uma das missões da Secretaria é levar o benefício socioassistencial a quem mais precisa. “A maioria daqueles que trabalham com o comércio informal, nas festas populares, geralmente está buscando a geração de trabalho e renda, durante as festividades. Por isso, poder fazer a inscrição e atualização do CadÚnico, uma das portas de acesso para os serviços e programas sociais, com toda certeza, auxiliará os assistidos na superação de situações de vulnerabilidade econômica e social”.
Outras ações deste tipo deverão ser realizadas pela força-tarefa. O cronograma será feito através de busca ativa, ou seja, as equipes de Saúde vão aos locais para contemplar tanto os trabalhadores vinculados a cooperativas, como os autônomos.
Outras notícias

Projeto na Câmara busca responsabilizar empresas em casos de suicídio por assédio moral
22 de Agosto de 2025

Deputado baiano critica indiciamento de Silas Malafaia por se manifestar contra Alexandre de Moraes
21 de Agosto de 2025

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)
20 de Agosto de 2025

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS
20 de Agosto de 2025

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo
20 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
