Oficina de Performance Negra inscreve até sexta-feira (15)

A edição 2024 da Oficina de Performance Negra segue com inscrições abertas até esta sexta-feira (15). As aulas de teatro, música, dança e memória e identidade negra são ministradas gratuitamente pelos artistas do Bando de Teatro Olodum, através de uma parceria com a Fundação Gregório de Matos (FGM), por meio da lei de incentivo fiscal municipal Viva Cultura.

Para participar é preciso ter mais de 18 anos. Não é necessária a experiência em artes cênicas e é preciso preencher o formulário on-line disponível no perfil do grupo no Instagram (@bandodeteatroolodum). Quem quiser fazer a inscrição presencial, pode comparecer nesta quarta-feira (13), até as 17h, no Centro Cultural Plataforma, na Praça São Braz, em Plataforma, e no Espaço Cultural Alagados, na Rua Direta do Uruguai, fim de linha do bairro.

A oficina inicia em março e vai até junho, com aulas no Centro Cultural Plataforma (Subúrbio); Espaço Cultural Alagados (Cidade Baixa); e nas dependências do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico. Cada unidade receberá turmas de 20 alunos. Ao final da formação, cada núcleo fará uma mostra e o encerramento terá um espetáculo reunindo todos os participantes.

Incentivo a artistas negros – O ator Fabio Santana integra o Bando de Teatro Olodum desde 2002 e, antes disso, já tinha o grupo como referência para a companhia de teatro que participava no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele destaca a importância do projeto para despertar e incentivar os artistas negros da capital baiana.

“O bando se conecta com os diversos públicos e movimentos artísticos da cidade. Compartilhamos nossas experiências, inspiramos os talentos que estão nas comunidades negras e que são despertados nas trocas com os artistas veteranos por meio de uma metodologia desenvolvida pelo Bando, que une o teatro, a dança, a música e uma tomada de consciência sobre nosso papel como artista negro em uma sociedade racista”, explica.

A oficina integra o projeto Cabaré da Rrrrraça 25+25 que, além do incentivo fiscal da lei municipal Viva Cultura, da FGM, conta com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

Produções e talentos baianos – “Cabaré da Rrrrraça estreou em agosto de 1997, questionando o que é ser negro no Brasil, com uma pluralidade de respostas sob o ponto de vista de personagens hilários e com muita interatividade com o público. Questões contemporâneas são abordadas, a exemplo da presença negra na indústria cultural e mídia em geral, os obstáculos no mercado de trabalho, a hipersexualização dos corpos negros e a oferta de produtos voltados para a estética negra”, destaca Santana.

O Bando de Teatro Olodum já montou mais de 30 espetáculos e teve importantes participações em séries e filmes, como “Ó Paí, Ó”. Consagrado, o grupo revelou talentos como Lázaro Ramos, Érico Brás, Sulivã Bispo, Edvana Carvalho e Virginia Rodrigues, entre outros artistas que brilham no teatro, no cinema e na televisão brasileira

Outras notícias

POLÍTICA

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’

21 de Abril de 2025

POLÍTICA

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior

20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024