Co.liga já capacitou mais de 1 mil jovens na capital baiana

O espaço Co.liga, localizado no Subúrbio 360, em Coutos, oferece 47 tipos de cursos gratuitos com foco no desenvolvimento tecnológico da comunidade que reside no Subúrbio Ferroviário. Desde a inauguração, em 2021, a escola tecnológica já capacitou mais de 1 mil jovens soteropolitanos em Artes Visuais, Design, Multimídia, Música, Patrimônio Cultural, Tecnologia, Gastronomia e outros temas transversais que dialogam com segmentos da economia criativa. Atualmente, o Co.liga já possui mais de 2,6 mil soteropolitanos inscritos.

Atraída pelo curso de fotografia, Geovana Teixeira Viana, 19 anos, moradora de Vista Alegre, buscou a estrutura para dar início ao aprendizado no final do ano passado. A passagem pela escola tecnológica despertou na jovem o desejo pela vida acadêmica. Hoje, estudante de Direito e empreendedora, não perdeu o elo com o Subúrbio 360.

No turno oposto à faculdade, Geovana vende doces e salgados na frente da instituição. As noções de fotografia aprendidas durante o curso são aplicadas nas redes sociais, que ajudam na divulgação dos lanches que comercializa. “Aprendi a fazer fotos dos produtos para poder vender mais. No dia a dia, também gravo vídeos para colocar na rede social. Além disso, o curso passou dicas de como empreender”, explica a jovem.

Estudante de Biologia, Lavínia Santos Araújo, 21 anos, moradora de Vista Alegre, também integrou uma das turmas do Co.liga, em 2023, ano que concluía o Ensino Médio. A jovem afirma que os ensinamentos adquiridos durante o curso de Artes Visuais são aplicados até hoje no seu dia a dia. “Me ajudou muito a ingressar no mercado de trabalho. Sigo usando as coisas que aprendi no curso para divulgar de forma mais didática o conteúdo do meu trabalho atualmente, que tem foco no teatro e produção cultural”, frisa.

De acordo com a vice-diretora do Subúrbio 360, Cynthia Bittencourt, o Co.liga tem feito a diferença na vida de muitos jovens do Subúrbio. “Esse equipamento tem transformado a realidade desses jovens e adultos, através da profissionalização. Já temos muitos casos de jovens capacitados que foram inseridos no mercado de trabalho”, afirma. A gestora complementa que, para muitos, é a única oportunidade de ter a acesso à tecnologia e capacitação.

“Estamos numa comunidade periférica e sabemos que muitos jovens não têm recursos tecnológicos, nem dinheiro para investir em cursos. Aqui temos instrutores, estrutura física e uma gama de cursos que pode abrir portas para o mercado de trabalho e para formação em universidades”, pontua.

Parceria – A instalação do Co.liga em um equipamento municipal é fruto da parceria entre a Prefeitura de Salvador, através do Escritório de Governança Social Santa Dulce dos Pobres, com a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI). O equipamento conta com uma superestrutura tecnológica que promove inclusão social da juventude em situação de vulnerabilidade social. O público-alvo é formado por jovens entre 18 e 25 anos.

Para Fabiana Cecy Magalhães, do Laboratório de Educação da Gerência de Implementação Co.liga, o principal objetivo da parceria é oferecer formação e inclusão produtiva dos jovens na economia criativa. “É um espaço de fortalecimento de redes e tem o objetivo de conectar juventudes, profissionais e empresas”, explica.

Os cursos mais procurados são os de Mediação Cultural em Exposições: a Arte do Diálogo, Diga La?, Fotografia! Conceitos da Linguagem Visual, e Produção de Festivais e Eventos Culturais. Na plataforma são oferecidos cursos gratuitos e on-line de curta duração, com carga horária de 5h.

Na ferramenta, o inscrito tem a oportunidade de ter emprego e renda, fazer sociedades e realizar a troca de oportunidades de trabalho. “É também um espaço de convivência e compartilhamento entre as juventudes e possibilita o desenvolvimento de novas habilidades e competências”, destaca Fabiana.

Inscrições – Para se inscrever em um dos cursos, o interessado pode acessar o link www.coliga.digital/. Outra forma de participar é comparecer ao Subúrbio 360, na Rua da Paz, s/n, Coutos, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 20h.

 

Outras notícias

POLÍTICA

Leo Prates lamenta morte do Papa Francisco e ressalta relevância do líder religioso para o mundo: ‘Legado eterno’

21 de Abril de 2025

POLÍTICA

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior

20 de Abril de 2025

POLÍTICA

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta

15 de Abril de 2025

Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

POLÍTICA

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal

15 de Abril de 2025

POLÍTICA

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador

14 de Abril de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024