Prefeitura alinha com Ministério da Saúde assistência aos pacientes com glaucoma em Salvador
O Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), do Ministério da Saúde (MS), recebeu na sexta-feira (24), em Brasília, uma comissão da Secretaria da Saúde (SMS) da Prefeitura de Salvador para avaliar políticas e ações de atenção especializada para a capital baiana, especialmente os serviços de oftalmologia. O encontro alinhou a possibilidade de ampliar a assistência aos pacientes de glaucoma com a recomposição do teto financeiro de Salvador direcionado à doença crônica.
Presente na reunião, a vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos, destacou o investimento do município na área oftalmológica no último ano. “Tivemos uma mobilização fundamental para desafogar a fila de espera e assistir os pacientes com o programa Saúde dos Olhos, que ampliou o acesso a consultas e procedimentos oftalmológicos aos pacientes SUS. Além disso, seguimos reforçando as nossas buscas por aportes financeiros para oportunizar mais atendimentos em nossa rede municipal de saúde. Agradeço ao Ministério pela troca de experiências com uma escuta atenta aos nossos projetos e acolhimento às demandas”, disse.
Também estiveram presentes no encontro a diretora do Departamento de Atenção Especializada e Temática (DAET), Suzana Ribeiro; o assessor da Coordenação Geral da Atenção Especializada (CGAE), Marcos Lino; a Coordenadora Substituta da Coordenação Geral de Atenção Especializada (CGAE), Patricia Perez; além das assessoras da SMS, Cristina Fuezi, Karen Mayer e Zaida Melo.
Serviço - Atualmente, a SMS oferta 14 locais com atendimentos oftalmológicos para tratamento do glaucoma. Em média, 9 mil pacientes são acolhidos por mês na rede municipal da Saúde, com concessão trimestral de colírios previstos pelo MS. No primeiro trimestre deste ano, entre janeiro e abril, a SMS realizou 35,8 mil tratamentos para o glaucoma.
Para ter acesso ao tratamento do glaucoma em Salvador, o paciente deve procurar uma unidade de saúde ou Prefeitura-Bairro, para fazer a marcação de consulta com um oftalmologista, com a guia de marcação, documento de identificação com foto e cartão SUS.
Outras notícias

Coronel Robson Pacheco assume chefia de gabinete do vice-governador Geraldo Júnior
20 de Abril de 2025

Deputado Alex Santana quer acabar com contagem de dias úteis para pagamento de salários; entenda a proposta
15 de Abril de 2025Segundo o projeto do parlamentar, a remuneração deve ser feita no 5º dia do mês para garantir segurança no orçamento dos trabalhadores

Projeto na Câmara de Salvador propõe a transformação do tradicional Sebo Brandão em biblioteca municipal
15 de Abril de 2025

Leo Prates participa de seminário da Frente Parlamentar do Empreendedorismo em Salvador
14 de Abril de 2025

Saúde de Salvador oferta serviços no Parque da Cidade neste sábado (12)
12 de Abril de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
