Inscrições para auxílio permanência estudantil nas universidades estaduais abrem nesta segunda (19)
As inscrições para a seleção do segundo semestre do programa “Mais Futuro”, que oferece auxílio financeiro a estudantes com situação de vulnerabilidade socioeconômica para sigam estudando nas universidades públicas estaduais, abrem nesta segunda-feira (19/8). Os interessados podem fazer o cadastro através do site do programa.
Desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), o programa de auxílio permanência requer que os estudantes se enquadrem em alguns critérios como: situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal; que estejam regularmente matriculados em cursos de graduação presencial em uma das quatro universidades estaduais da Bahia (Uneb, Uesc, Uesb e Uesf); e não tenham concluído nenhum outro curso de nível superior.
No momento da inscrição, é preciso que o candidato escolha um dos perfis estipulados pelo programa:
– Básico: se aplica aos estudantes residentes em município localizado até 100 km do campus de matrícula e frequência do curso superior;
–Moradia: referente a alunos que moram em município localizado a uma distância superior a 100 km do campus de matrícula, com e frequência do curso superior e que mudou de domicílio para frequentar o curso;
–Complementar: correspondente a estudantes beneficiários de auxílio estabelecido por atos normativos de instituições de Ensino Superior ou entes federativos diversos que atendam aos critérios estabelecidos pelos perfis Básico e Moradia.
O auxílio permanência corresponderá ao valor de R$ 400 para o Perfil Básico; R$ 800 para o Perfil Moradia e valor variável para o Perfil Complementar.
DOCUMENTAÇÃO
Entre os documentos exigidos para a inscrição estão Carteira de Identidade ou documento oficial com foto; Cadastro de Pessoas Física (CPF); Folha Resumo do registro, individual ou familiar, atualizado no CadÚnico, que deverá estar carimbada e assinada pelo órgão responsável pelo fornecimento das informações (na ausência de carimbo, o servidor responsável deverá registrar o número da matrícula funcional e assinar); comprovante de matrícula emitido/disponibilizado no semestre vigente; comprovante de residência em nome do estudante, mãe, pai, avós ou outro responsável legal; e declaração de inexistência de vínculo empregatício e de não estar cursando e nem ter concluído outro curso de nível superior, entre outros. A relação completa de documentos pode ser conferido no edital.
Após a etapa de inscrição, a documentação exigida será analisada e homologada pelas Comissões de Seleção, equipes correlatas ou pelo setor responsável pela assistência e permanência estudantil de cada universidade. É de inteira responsabilidade do estudante o acompanhamento regular no sistema de inscrição on-line no mesmo endereço utilizado no momento da inscrição.
A lista dos alunos homologados será disponibilizada pela SEC, em articulação com as universidades, e divulgada por cada uma das respectivas instituições em seus portais eletrônicos. Atualmente, 10 mil estudantes são contemplados com o Programa Mais Futuro.
CRONOGRAMA
Publicação do Edital de Inscrição 2024.2 – 16/8
Período de Inscrição – 19/8 a 18/9
Período da 1ª análise de homologação – 20/8 a 23/9
Correções das inscrições pelos estudantes – 21/8 a 20/9
Finalização do Processo de Homologações – 20/8 a 3/10
Publicação da Lista Parcial de Homologados – 30/9
Recursos Contra o Resultado das Homologações – 7 e 8/10
Publicação da Lista Final de Homologados – pós-recursos – 14/10/2024