Chuva intensa em Salvador aciona sirenes e supera média histórica de maio; veja bairros mais afetadas
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) divulgou, na manhã desta terça-feira (6), um balanço preocupante sobre o volume de chuva que atingem a capital baiana. Somente nas últimas seis horas, algumas localidades registraram até 64 milímetros de precipitação.
No acumulado do mês, a situação é ainda mais crítica: já são 369 milímetros de chuva registrados na região do Barro Duro, área que faz limite com Lauro de Freitas e Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A quantidade já supera com folga a média histórica para todo o mês de maio, que é de 302,2 milímetros.
Diante do risco de deslizamentos e alagamentos, a Codesal acionou nos últimos dias seis sirenes em áreas de risco da cidade para alertar moradores sobre a necessidade de deixarem suas casas temporariamente. A medida visa preservar vidas em locais com maior vulnerabilidade geológica e estrutural. O órgão reforça que, em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato imediatamente pelo telefone 199.
REGIÕES MAIS AFETADAS
Até a madrugada desta terça-feira (6), diversos pontos de Salvador registraram volumes de chuva muito acima da média histórica para o mês de maio, que é de 116,6 mm (Ondina/INMET).
A região de Barro Duro – FUNDAC atingiu 340 mm acumulados, superando inclusive a normal climatológica para todo o mês (302,2 mm). Outras localidades com altos índices pluviométricos incluem Ilha de Bom Jesus dos Passos (282,6 mm), Mirante de Periperi (267,4 mm), Periperi (261,8 mm), Nova Constituinte (256,8 mm) e Águas Claras – Codecal (251,8 mm). Também apresentam volumes expressivos Valéria – EMBASA e São Tomé de Paripe – Codecal, ambos com cerca de 235 mm, além de Cajazeiras XI e Palestina.
Equipes compostas por engenheiros, arquitetos e geólogos estão em campo realizando vistorias e prestando apoio à população. O acompanhamento da situação é feito em tempo real pelo Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (SEMADEC).
A Defesa Civil faz um apelo à população para que não subestime o risco e busque abrigo seguro ao menor sinal de perigo.
Outras notícias

Leo Prates lança newsletter mensal com balanço de ações do mandato federal
06 de Maio de 2025

Fiação de poste pega fogo, destrói carro e deixa moradores de Sete de Abril sem energia
06 de Maio de 2025

Debate Público discute regulamentação da profissão de motoristas por aplicativo em Lauro de Freitas
05 de Maio de 2025

JeroHitler: Samuel Jr. afirma que fala de governador sobre 'bolsonaristas na vala' é idêntica a práticas nazistas
05 de Maio de 2025

Governo Federal define medidas de auxílio emergencial para produtores rurais de Irecê (BA)
30 de Abril de 2025Deputado Leo Prates e demais integrantes da bancada baiana participaram da audiência com o ministro Carlos Fávaro

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
