Sistema 'Defesa Civil Alerta' tem demonstração na Bahia neste sábado

Será realizado, neste sábado (14), o evento de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta na região Nordeste, ferramenta para envio de alertas de emergência do governo federal por meio da rede de telefonia celular, a ser acompanhado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal) e pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil Defesa da Bahia.

Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália serão os municípios que receberão o alerta no estado da Bahia. Para receber o aviso não será necessário que as pessoas realizem cadastro, como acontece na Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP).

Técnicos do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Codesal (Cemadec) participarão do evento teste, entre 15h e 17h, do próximo sábado. "O sistema utiliza a rede de telefonia celular para emitir alertas gratuitos, com mensagem de texto e aviso sonoro, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, inclusive no modo silencioso", explica a subcoordenadora do Cemadec, Alana Matos. 

 

Sistema de Defesa Civil. Foto: Dinaldo dos Santos | Aratu On

Sistema de Defesa Civil. Foto: Dinaldo dos Santos | Aratu On

A técnica acrescentou que "o principal objetivo do sistema é preservar vidas, alertando as famílias, a população de forma geral sobre os riscos iminentes a partir dos dados climáticos gerados pelo Cemadec que terão papel preponderante em alimentar as informações para a emissão dos alertas em Salvador". 

Sistema Defesa Civil Alerta - Definição de critérios

O diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, acentuou a necessidade de que os protocolos, que vão nortear o funcionamento do novo sistema de emissão de alertas, sigam os critérios já definidos em alguns municípios com Defesas Civis já estruturadas a exemplo de Salvador, onde a Codesal/Cemadec orienta suas ações a partir das normas estabelecidas pelo Plano Preventivo de Defesa Civil, formatado, em 2016, pelo IPT.

Ainda segundo ele, "o processo de adoção da nova tecnologia deve prever a cuidadosa preparação dos estados e municípios, sendo fundamental ter plano de contingência nos municípios, nos estados, e capacitar as defesas civis”.

Início da operação

Os alertas são enviados automaticamente para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro prévio. A simulação de envio de alertas, neste sábado, incluirá as nove capitais do Nordeste e outros três municípios de cada estado da região, marcando oficialmente o início da operação do sistema.

Os habitantes dessas cidades vão receber o alerta de nível severo (mensagem) e extremo (sonoro).  As mensagens a serem enviadas são : DESCRIÇÃO DO ALERTA: ‘Demonstração do Defesa Civil Alerta’; RECOMENDAÇÕES A POPULAÇÃO: ‘Não é necessária nenhuma ação de autoproteção’; MENSGEM SMS/CELLBROADCAST: DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência na BAHIA. Desde 4 de dezembro de 2024, todos os estados das regiões Sul e Sudeste estão aptos a utilizar a tecnologia. 

Outras notícias

CIDADE

Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20) Simm oferece 167 vagas para esta quarta-feira (20)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Operação Falso Crédito: trio é preso por fraudes contra idosos do INSS

20 de Agosto de 2025

ESPORTE

Vitória retorna aos treinos com foco no jogo contra o Flamengo

20 de Agosto de 2025

CULTURA

Ato simbólico celebra o centenário de Mãe Stella de Oxóssi nesta quinta-feira (21)

20 de Agosto de 2025

CIDADE

Marotinha Salvador 2025 abre inscrições para corrida infantil no Dia das Crianças

20 de Agosto de 2025

Ver mais

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024

Consultora racial aponta hipocrisia em esposa de Paquetá sobre caso em Salvador: “dorme com um investigado” 24 de Novembro de 2024