Agosto Lilás: campanha leva feira, palestras e serviços ao Center Lapa até o dia 22
A campanha do Agosto Lilás 2025 iniciou, nesta segunda-feira (18), uma série de atividades no Shopping Center Lapa. Promovida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), a programação, que segue até o dia 22, tem como foco o enfrentamento à violência contra a mulher e na valorização de direitos, com ênfase em equidade de gênero.
As ações, abertas ao público, são realizadas no Espaço Lapa Cultural (piso L3) e incluem palestras, rodas de conversa, oficinas de bem-estar, serviços de saúde e a Expo Mulher – feira que reúne empreendedoras da capital. O público ainda conta no local com atendimentos de acolhimento e orientação jurídica e social, oferecidos por instituições especializadas no apoio às mulheres em situação de violência.
A abertura das atividades foi conduzida pela coordenadora dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) do município, Adriana Castro. Segundo ela, o Agosto Lilás é um momento para intensificar políticas públicas e de conscientização, sobretudo para espaços de grande circulação de pessoas.
“Muitas mulheres vivem situações de violência e ainda não se reconhecem como vítimas. Ao trazer atividades como essas para locais como o shopping, conseguimos orientar, tratar sobre a Lei Maria da Penha e encaminhar para serviços. Vamos explicar exatamente como funciona a rede, pois, o combate à violência ocorre os 365 dias do ano”, afirmou.
Também presente no local, a coordenadora da Expo Mulher, Cristiane Xavier, destacou a importância de se fortalecer o protagonismo feminino.
“Essa iniciativa garante um espaço de serviços para a população, principalmente para as mulheres, com palestras sobre enfrentamento à violência, feminicídio, além de serviços de saúde, como aferição de pressão, massoterapia, auriculoterapia, imunização contra influenza e práticas integrativas”, explicou. Seis expositoras do Expo Mulher participam da edição deste ano, comercializando artesanato.
Além do caráter educativo, o evento também abre espaço para o fortalecimento cultural e social. A artesã Rebeca da Costa, 37, que expõe cerâmicas e indumentárias ligadas às religiões de matriz africana, vê na feira uma oportunidade de ampliar a geração de renda. “Esse espaço é fundamental para mostrar nosso trabalho e difundir nossa cultura. É também uma forma de fortalecermos umas às outras”, disse.
Para a dona de casa Vitória Santos, 24, mãe de um recém-nascido, a iniciativa cumpre um papel essencial de orientação: “Acho ótimo, porque dá conselho e orienta as mulheres. Já sofri violência e saí por conta própria. Aqui, vejo que outras terão mais apoio”, afirmou.
A campanha do Agosto Lilás no Center Lapa tem parceria da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), da Guarda Civil Municipal (GCM), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e do programa Forte por Ser Mulher.
Outras notícias

'Auxílio Mobilidade': desempregados podem ter transporte grátis em Salvador
18 de Agosto de 2025

Leo Prates participa de audiência pública para debater aviação regional em Vitória da Conquista
18 de Agosto de 2025

Salvador pode ganhar hortas comunitárias e escolares para cultivo de cogumelos e incentivo à alimentação saudável
15 de Agosto de 2025

Marcell Moraes defende investimentos no kart para impulsionar esporte e economia em Salvador
14 de Agosto de 2025

Samuel Júnior defende postura responsável da oposição em debates sobre segurança após posicionamento de Jerônimo
12 de Agosto de 2025

Do amor à indecisão 09 de Março de 2018

TSE mantém multa contra campanha de Bolsonaro por fake news 21 de Junho de 2023

Advogado de Lula pede que juiz reconsidere acesso a sistema da Odebrecht 05 de Setembro de 2019

Especialista defende secretário de Cultura de Salvador e questiona fãs de Claudia Leitte sobre postura racista 18 de Dezembro de 2024
